Escondido, sub-23 do Santos tem até 'revelação de 29 anos' do Vitória das Tabocas

Camila Mattoso e Diego Garcia, do ESPN.com.br
Ivan Storti/Santos FC
Modesto Roma controla o sub-23 do Santos, que tem treinado 'escondido' no CT Rei Pelé
Modesto Roma controla o sub-23 do Santos, que tem treinado 'escondido' no CT Rei Pelé

"Um goleiro que foi revelação do Campeonato Carioca no ano passado merece ser olhado com carinho".

Quem vê a declaração de Modesto Roma Junior, presidente do Santos, até pensa que o dirigente fala de algum jovem de 18, 19 anos, que despontou para o futebol ainda oriundo das categorias de base de algum clube menos expressivo do Rio de Janeiro. Mas não: Preto, o goleiro em questão, na verdade nasceu em 1/1/1986 e, apesar de já beirar os 30 de idade, está treinando com o time sub-23 do clube praiano há algum tempo.

Segundo o presidente do Santos, Preto - que veio do desconhecido Vitória das Tabocas (PE) -, está em um período de testes na Vila Belmiro. Apesar de a apuração do ESPN.com.br indicar que o goleiro recebe R$ 30 mil mensais, o dirigente alvinegro nega a informação. "Não está ganhando nem um centavo", ele diz.

O jogador veio contratado junto ao clube pernambucano da cidade de Vitória de Santo Antão, que é mais conhecido por seu time de mulheres do que pela equipe masculina em si - as meninas da agremiação nordestina são hexacampeãs estaduais. E onde o próprio Modesto, por sinal, tinha relações. Ou será que ainda tem?

O site do Vitória, conforme mostra a imagem abaixo, diz que o diretor de futebol feminino do clube é Modesto Roma Júnior. O presidente do Santos até confirma que exercia a função, mas afirma estar afastado.

Reprodução
Site do Vitória das Tabocas diz que Modesto Roma Júnior é diretor de futebol feminino do clube
Site do Vitória das Tabocas diz que Modesto Roma Júnior é diretor de futebol feminino 

"Minha relação hoje com o Vitória das Tabocas é quase nenhuma. Fui diretor do futebol feminino, e hoje por causa das minhas funções no Santos eu não tenho mais nenhuma relação", defende-se Modesto Roma Júnior.

O endereço eletrônico do Vitória das Tabocas também aponta Paulo Roberto Mayeda como gerente de futebol feminino. Ele era gerente da base do Santos, mas está afastado do time praiano desde que sofreu um AVC, em março deste ano.

Divulgação
Preto treina com o Sub-23 do Santos
Preto treina com o Sub-23 do Santos

De acordo com o que apurou a ESPN, o Vitória das Tabocas deve enviar pelo menos mais três atletas para um "intercâmbio" com o sub-23 do Santos, tratado pela diretoria como um "time B".

A ordem no clube alvinegro, segundo informações dadas à reportagem, é que apenas o presidente e o diretor Dagoberto dos Santos podem tratar diretamente da equipe. O técnico do sub-23 santista, por sinal, é Kleiton Lima, ex-seleção brasileira feminina e que também trabalhou no Vitória das Tabocas. E nem a assessoria de imprensa tem acesso aos treinos que acontecem no CT Rei Pelé.

Mas, voltando ao goleiro Preto, por que um atleta beirando os 30 anos de idade treina com o time Sub-23 do Santos? O próprio Modesto responde e classifica o jogador como "revelação".

"O Preto é um goleiro que foi revelação do Bonsucesso no ano passado no Campeonato Carioca e trouxemos ele para um teste. Colocamos ele no Sub-23 pois não havia como fazer teste no profissional. Então ele está lá e vamos ver se vale a pena contratá-lo, como eu disse é uma fase de testes", analisou o cartola. "Não tem nada demais na situação do Preto. Como eu disse, ele não ganha salário".

Questionado pela reportagem se, de fato, virão outros atletas do clube onde ainda é apontado como diretor de futebol, Modesto Roma desconversa: "Estamos de olho em todos os times de todos os lugares do Brasil".

Reprodução
Site do Vitória das Tabocas confirma a idade de Preto: 29 anos
Site do Vitória das Tabocas confirma a idade de Preto: 29 anos

Quem é o goleiro Preto?

O jogador, na realidade, se chama Celismar dos Santos Marins, é de Salvador, Bahia, e nasceu em 1 de janeiro de 1986. Ele tem 1,89m de altura e pesa 95kg. Não há muitos registros da carreira de Preto antes de sua trajetória pelo Bonsucesso, com exceção de uma passagem pelo Fast Club, do Amazonas, em 2013. 

Como Modesto Roma avisou que Preto foi a revelação do Campeonato Carioca do ano passado, o ESPN.com.br foi atrás dos números do goleiro na competição de 2014. Só que o atleta não disputou o torneio - Lopes, Gustavo e Rodrigo foram os representantes da meta do Bonsucesso ao longo do Estadual.

Então, a reportagem pesquisou as fichas do Bonsucesso durante a Copa Rio 2014, torneio seguinte ao Carioca no ano passado. E Preto só atuou em três partidas.

Ele começou o torneio como reserva de Raphael Mello, mas ganhou posição durante o certame. Jogou em três confrontos, venceu um, perdeu dois, sofreu quatro gols e levou um cartão amarelo. O Bonsucesso não se classificou à próxima fase, ficando em 12º entre 17 clubes - vale citar que os quatro grandes cariocas não disputaram o torneio.

Já no Carioca deste ano, aí sim consta a participação ativa de Preto no gol do Bonsucesso. Foram 14 partidas como titular das 15 da equipe no Estadual, com sete derrotas, cinco empates e apenas duas vitórias. Recebeu três cartões amarelos e levou 16 gols, sendo 10 dos times maiores - quatro do Botafogo (revés por 0 x 4), um do Vasco (0 x 1), dois do Flamengo (0 x 2) e três do Fluminense (0 x 3).

Tudo isso, vale frisar, segundo as fichas técnicas do Bonsucesso constantes no site da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro.

Comentários

Escondido, sub-23 do Santos tem até 'revelação de 29 anos' do Vitória das Tabocas

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.