Thiago Silva falha, Brasil perde para o Paraguai nos pênaltis e é eliminado da Copa América

Marcus Alves, de Concepción (CHI), para o ESPN.com.br
Getty
Paraguai comemora: o Brasil está fora da Copa América
Paraguai comemora: o Brasil está fora da Copa América

A seleção nega uma suposta 'Neymardependência'. Nega ser um "time comum" na ausência do craque do Barcelona. Nega tudo em suas respostas. Não consegue apenas responder dentro de campo a desconfiança que insiste em persegui-la. Em mais uma atuação fraca, o Brasil não passou de um empate em 1 a 1 com o Paraguai no tempo normal, perdeu nos pênaltis e foi eliminado da Copa América, neste sábado, no Estádio Municipal, em Concepción.

Os paraguaios enfrentam a Argentina na briga por uma vaga na decisão na próxima terça-feira, na mesma cidade.

Foi o mesmo roteiro da última edição do torneio, em 2011, quando a seleção foi despachada pelo mesmo rival, nas quartas, também nas penalidades.

Em seu primeiro mata-mata pós-7 a 1, o time comandado por Dunga não disse a que veio.

Não foi nem de longe a tragédia protagonizada contra a Alemanha no último Mundial, mas também não o suficiente para depois de uma semana inteira de trabalho assegurar o resultado positivo e a vaga na semifinal.

Em nenhum momento, a equipe teve o domínio da partida. Sofreu com as descidas paraguaias pela esquerda, os cruzamentos na área e, sobretudo, com a sua incapacidade de assumir as rédeas em campo. Faltou bola.

Robinho até tentou no início, deu um chapéu na marcação em lindo lance, passou para Elias, abertura para Daniel Alves e cruzamento para o próprio craque do Santos abrir o placar logo aos 14 minutos do primeiro tempo. Foi o único toque da seleção na área de Justo Villar em toda a etapa inicial.

A classificação ficava mais perto.

Ledo engano.

Mesmo com Philippe Coutinho mais participativo, a seleção parou, viu o Paraguai abusar das faltas e aceitou o jogo adversário, que insistia nos cruzamentos e chegava como queria.

Getty
Paraguai comemora: o Brasil está fora da Copa América
Paraguai comemora: Brasil está fora da Copa América

A pressão deu resultado: na volta do intervalo, aos 24 minutos do segundo tempo, em levantamento na área, Thiago Silva pôs a mão na bola e o árbitro uruguaio Andrés Cunha marcou pênalti.

Na cobrança, Derlis González bateu forte no lado direito, sem chances para Jefferson, e deixou tudo igual em 1 a 1.

Nos pênaltis, 4 a 3 para os paraguaios. Everton Ribeiro e Douglas Costa desperdiçaram para o Brasil. Roque Santa Cruz para os adversários.

A seleção deixou o gramado sob gritos de "ih, fora" da torcida local.

Suspenso por quatro jogos na Copa América, Neymar terá agora que cumprir o restante de sua pena nas duas primeiras partidas das eliminatórias sul-americanas.

O público foi de 29.276 mil pessoas em Concepción. Eliminação melancólica da seleção brasileira.

FICHA TÉCNICA:
BRASIL 1 (3) X (4) 1 PARAGUAI

Local: Estádio Collao, em Concepción (Chile)
Data: 27 de junho de 2015, sábado
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Andres Cunha (URU)
Assistentes: Mauricio Espinosa (URU) e Carlos Pastorino (URU)
Cartões amarelos: Daniel Alves e Philippe Coutinho (Brasil); Bruno Valdez, Pablo Aguilar e Osvaldo Martínez (Paraguai)
GOLS:
BRASIL: Robinho, aos 14 minutos do primeiro tempo
PARAGUAI: Derlis Gonzalez, aos 26 minutos do segundo tempo

PÊNALTIS CONVERTIDOS:
BRASIL: Fernandinho, Miranda, Philippe Coutinho,
PARAGUAI: Osvaldo Martínez, Victor Cáceres, Raul Bobadilla, Derlis González

BRASIL: Jefferson; Daniel Alves, Thiago Silva, Miranda e Filipe Luís; Fernandinho, Elias, Willian (Douglas Costa), Philippe Coutinho e Robinho (Éverton Ribeiro); Roberto Firmino (Diego Tardelli)
Técnico: Dunga

PARAGUAI: Justo Villar; Bruno Valdez, Paulo da Silva, Pablo Aguilar e Iván Piris; Derlis González, Eduardo Aranda (Osvaldo Martínez), Víctor Cáceres e Édgar Benítez (Óscar Romero); Roque Santa Cruz e Nelson Haedo Valdez (Raul Bobadilla)
Técnico: Ramón Díaz

Comentários

Thiago Silva falha, Brasil perde para o Paraguai nos pênaltis e é eliminado da Copa América

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.