Reforço de gigante alemão era cobrador de van na Baixada Santista e já anulou Neymar

Francisco De Laurentiis e Vladimir Bianchini, do ESPN.com.br
Divulgação
Junior Caiçara recebeu a camisa 3 do gigante alemão Schalke 04
Junior Caiçara recebeu a camisa 3 do gigante alemão Schalke 04

Na última quarta-feira, o Schalke 04, heptacampeão da Bundesliga e um dos times mais populares da Alemanha, anunciou a contratação de um lateral brasileiro pouco conhecido: Júnior Caiçara. Aos 26 anos, ele vem em boa ascendência na carreira, desde que deixou o serviço de cobrador de van na Baixada Santista até chegar ao gigante alemão, com um episódio envolvendo o craque Neymar no caminho.

Sim, é isso mesmo. Antes de emplacar como jogador, em 2008, Júnior cuidava das catracas das vans e aproveitava o serviço para também "xavecar" algumas passageiras.

"Eu sou de São Vicente e fui cobrador de lotação na Baixada Santista. Eu passei num teste do São Vicente, mas não recebia nada, jogava pela vontade, então precisava trabalhar para me sustentar. Precisava ganhar dinheiro pra ir treinar, era do clube pra van", conta Caiçara ao ESPN.com.br.

"Rapaz, sempre tinha alguém que queria dar uma de esperto, mandava a lotação parar no ponto e saia correndo, aí não tinha o que fazer. As menininhas que eu gostava na época eu ia batendo um 'xavequinho', também (risos)", completa.

Após se destacar em campeonatos de juniores pelo São Vicente, Júnior foi para o Santo André, time pelo qual disputou uma Copa São Paulo e alguns torneios no exterior (inclusive ao lado de jogadores como Ricardo Goulart, "Bola de Ouro" do último Brasileirão).

No entanto, não se firmou na equipe do ABC paulista e foi emprestado ao CSA, de Alagoas. Foi aí que viveu seu primeiro grande momento de brilho, quando anulou Neymar em um jogo da Copa do Brasil 2009 e ajudou a eliminar o Santos da competição.

"Não esqueço nunca o dia que eliminamos os caras em plena Vila Belmiro, com gol do Júnior Amorim! Eu marquei o Neymar em começo de carreira nesse dia, fui muito bem. Nós dois éramos moleques, mas ele já era uma estrela. O Santos ainda tinha Fábio Costa, Kléber Pereira, Madson... Foi um feito muito grande e ficou marcado na história do CSA", exaltou.

Após a passagem pelo clube alagoano, Caiçara voltou ao Ramalhão, porém, logo na estreia diante do Coritiba acabou expulso e ficou seis meses encostado até ser emprestado ao Gil Vicente, na segunda divisão portuguesa, para ganhar experiência. Jogando bem, ajudou a equipe a subir à elite e chegar à final da Taça da Liga de Portugal em pouco tempo.

Chamou a atenção do Ludogorets, da Bulgária, e acabou virando uma dos maiores nomes da história da equipe. Conquistou três Campeonatos Búlgaros e duas Copas da Bulgária, ganhando também a chance de para disputar a última Uefa Champions League, na qual a equipe alviverde enfrentou gigantes como Real Madrid e Liverpool.

Getty Images
Junior Caiçara marca Bale pela Uefa Champions League
Júnior Caiçara persegue Bale, do Real Madrid

"Jogar a Champions era um sonho de garoto, me arrepiei todo e senti um p... frio na barriga, sem palavras estar em estádios como (Santiago) Bernabéu e Anfield. Jogamos contra Balotelli, Cristiano Ronaldo, Gareth Bale, Gerrard....", recorda.

"Nas partidas contra o Liverpool e Real, a Bulgária parou, o estádio ficou lotado, e foi bacana que enfrentamos de igual para igual. Pena que contra o Real o juiz deu uma ajudinha para eles", acrescenta Júnior, citando a derrota de virada por 2 a 1 para os merengues, que tiveram um pênalti polêmico a seu favor para empatar.

As boas atuações de Caiçara pelo Ludogorets fizeram o Schalke apostar no brasileiro e contratá-lo por três anos. Já bem mais experiente, ele quer encarar os craques da Bundesliga da mesma forma que enfrentou nomes como Neymar e CR7: sem temor.

"É um sonho para qualquer jogador estar em uma liga forte e enum time tão grande. Agora, é dar continuidade e enfrentar as feras sem medo (risos)", encerra.

Gazeta Press
Junior Caiçara marca Balottelli pela Uefa Champions League
Junior Caiçara marca Balottelli, em jogo pela Uefa Champions League
Comentários

Reforço de gigante alemão era cobrador de van na Baixada Santista e já anulou Neymar

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.