Ao lado de Dodig, Melo conquista título inédito para o Brasil nas duplas em Roland Garros

ESPN.com.br
Veja lances da vitória do brasileiro Marcelo Melo e do croata Ivan Dodig sobre os irmãos Bryan

O Brasil conseguiu um título inédito em Roland Garros. Na tarde deste sábado (6), Marcelo Melo e o croata Ivan Dodig venceram os norte-americanos Bob e Mike Bryan e ficaram com o título nas duplas masculinas no saibro francês. O mineiro é o primeiro brasileiro a conquistar o título de duplas na França.

A dupla do brasileiro, nº 3 do ranking, conseguiu virar a partida com parciais de 6-7 (7-5) e 7/6 (7-5) e 7/5. Além de impedir o tricampeonato dos estadunidenses, Melo conquistou seu primeiro título de Major da carreira. Os dois irmãos são a dupla mais vencedora da história, com 16 títulos de Grand Slam.

A vitória pode ser considerada uma espécie de vingança, já que na final de Wimbledon, em 2013, a dupla hoje campeã acabou derrotada pela dos Estados Unidos. No mesmo ano, outro brasileiro, Bruno Soares, chegou à final do US Open ao lado de Alexander Peya e também acabou batido.

Sob olhares de Gustavo Kuerten, último brasileiro a ganhar Roland Garros, Melo e Dodig jogaram bem e começaram a partida sem a menor diferença técnica em relação aos considerados melhores do mundo. O equilíbrio permaneceu até o tie-break, quando Bob e Mike conseguiram abrir diferença e fecharam a parcial.

Já o segundo set foi completamente diferente. Os norte-americanos conseguiram uma quebra logo de cara e confirmaram a vantagem. Brasileiro e croata reagiram, voltaram para o jogo e forçaram um novo tie-break. No desempate Melo e Dodig devolveram o mesmo placar da primeira parcial.

O terceiro set segui exatamente igual. As duas duplas jogavam bem e a quebra parecia longe de acontecer. Marcelo Melo levantou a torcida quando fez uma linda devolução, pegando uma bola entre as pernas com a raquete, mas nada mudasse o panorama da partida. A quebra veio nos momento decisivo, quando estava 5 a 5, e depois fecharam com o sétimo game.

Visivelmente emocionados, Melo e Dodig pareciam não acreditar na conquista. Enquanto Guga filmava os campeões, os dois eram saudados pelas arquibancadas, inclusive o tricampeão de Roland Garros.

Após a emoção passar, e a ficha cair, Marcelo falou sobre a emoção e a pressão de ter uma lenda como o compatriota na torcida: "Não foi fácil com o Guga na arquibancada me assistindo", desabafou.

Ele reconheceu a dificuldade de conseguir a virada diante dos melhores do mundo. "Quando passam na frente é difícil, colocam de um lado para o outro, mas a energia melhorou naquele ponto que invertemos. Aí quebramos no segundo set e conseguimos o break com o apoio da torcida, que foi o mais importante".

"A gente sabia que a tática era buscar mais as paralelas, ser sólido, o principal momento da nossa tática foi entrar para cima. Jogamos da mesma maneira, precisamos estar 150% para ganhar deles, pois não dão chance. É entrar, acreditar e ir para as bolas"

Por fim, o brasileiro reconheceu que vai aproveitar um pouco o momento de glória, e depois focar no principal torneio na grama. "Desde o início falamos que o objetivo era ganhar Wimbledon. Vou para casa, fico dois dias no Brasil e vou ligar para o parceiro que combinei de jogar essa semana um 500 e ficar em casa, né? Acho que eu mereço", disse ao canal BandSports.

Veja a lista de todos os títulos brasileiros em Grand Slams:

Maria Esther Bueno
Simples: Wimbledon (1959, 1960, 1964) e US Open (1959, 1963, 1964, 1966)
Duplas femininas: Australian Open (1960), Roland Garros (1960), Wimbledon (1958, 1960, 1963, 1965, 1966) e US Open (1960, 1962, 1966, 1968)
Duplas mistas: Roland Garros (1960)

Thomas Koch
Duplas mistas: Roland Garros (1975)

Gustavo Kuerten
Simples: Roland Garros (1997, 2000, 2001)

Bruno Soares
Duplas mistas: US Open (2012, 2014)

Marcelo Melo
Duplas masculinas: Roland Garros (2015)

Em Roland Garros, Tsonga e Sela inauguram uma nova modalidade: o 'Futtenis'
Comentários

Ao lado de Dodig, Melo conquista título inédito para o Brasil nas duplas em Roland Garros

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.