Wawrinka vence batalha contra Tsonga e chega à sua primeira final em Roland Garros

ESPN.com.br
Jogo entre Djokovic e Murray é interrompido, e Wawrinka vence batalha contra Tsonga; veja

Após uma batalha de quase quatro horas, o suíço Stan Wawrinka conseguiu eliminar o anfitrião Jo-Wilfred Tsonga e garantir sua vaga para disputar pela primeira vez na carreira a final de Roland Garros. Tendo de "lutar" contra a torcida, que chegou a cantar o nome do adversário, ele fez 3 sets a 1 com parciais de 6/3, 6/7 (7-1), 7/6 (7-3) e 6/4.

Com a classificação para a final inédita, Wawrinka terá a chance de conquistar o seu segundo Grand Slam da carreira, depois de ter sido campeão do Australian Open no ano passado. Em Roland Garros, sua melhor participação havia sido em 2013, quando caiu nas quartas de final para Rafael Nadal.

A vitória do suíço serviu também para desempatar os confrontos diretos entre os dois tenistas. Até está sexta-feira, cada um tinha três vitórias. O retrospecto também era igual em Paris, com um triunfo do francês em 2012, e um de Wawrinka em 2011.

Mesmo eliminado, Tsonga conseguiu igualar seu melhor desempenho na cométição, em 2013, quando também caiu na semifinal. No entanto, ele perdeu a chance de igualar Yannick Noah, campeão de Roland Garros em 1983 e último francês a chegar à final do Grand Slam.

Na grande final, Stan Wawrinka espera o vencedor do duelo entre Novak Djokovic, o nº 1 do mundo, e o britânico Andy Murray.

O Jogo

Na primeira parcial o suíço foi mais preciso. Mesmo com Tsonga tendo mais do que o dobro de breakpoints, foi Wawrinka quem conseguiu a quebra, o suficiente para vencer por 6 a 3.

O segundo set começou o inverso do primeiro. O nº 9 do mundo era quem tinha mais chances de bater o serviço adversário, enquanto o francês confirmava seus serviços sem grandes dificuldades. Sem ninguém conseguir o feito, porém, Tsonga teve de salvar cinco breakpoints para levar a disputa para o tiebreak, onde venceu com facilidade po 7 a 1.

A batalha continuou extremamente igual. Em certo momento do terceiro set, sentindo dores no dedo médio da mão direita, Wawrinka precisou de atendimento médico. Com os dois sacando firma, novamente o tiebreak decidiu. Desta vez, o suíço levou com 7 a 3.

Tsonga acabou se preocupando logo no seu primeiro serviço na quinta parcial. Quebrado logo de cara, ele acabou tendo de "correr atrás" nos games seguintes, mas viu um adversário bastante sólido. Com games longos e breakpoints dos dois lados, o suíço não cedeu à "pressão" da torcida, e confirmou seus saques para fazer 6/4 e frustrar as arquibancadas.

Comentários

Wawrinka vence batalha contra Tsonga e chega à sua primeira final em Roland Garros

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.