Espanha mantém hegemonia na Europa na década e iguala recorde da Inglaterra na Champions

André Donke, para o ESPN.com.br
Getty
Sevilla alcançou seu quarto título de Liga Europa (2006, 2007, 2014 e 2015)
Sevilla alcançou seu quarto título de Liga Europa (2006, 2007, 2014 e 2015)

Um time dono da Liga Europa, e um país dono do futebol no continente. Essa é a realidade europeia após o Sevilla superar o Dnipro por 3 a 2 em Varsóvia nesta quinta-feira e ficar com a taça da competição pela segunda vez consecutiva.

Com quatro títulos na Liga Europa (dois vieram quando a competição ainda se chamava Copa da Uefa - em 2006 e 2007), o time andaluz se isolou como o maior campeão  do torneio, deixando Liverpool, Juventus e Inter de Milão, com três conquistas, para trás.

Além do troféu, o Sevilla conseguiu também uma vaga na próxima Uefa Champions League, benefício que passou a se dar a partir desta temporada ao campeão da Liga Europa. Dessa forma, o clube se junta a Real Madrid, Barcelona, Atlético de Madri e Valencia na principal competição de clubes do Velho Continente. Apenas o último não está assegurado na fase de grupos e jogará o playoff.

A única vez que um país teve cinco representantes na Champions foi em 2005-06, quando Chelsea, Arsenal, Manchester United, Liverpool e Everton disputaram o torneio. Os três primeiros foram para o estágio de grupos de forma direta.

O Liverpool, por ser o então campeão europeu, acabou ganhando o direito de defender o título graças a uma vaga extra, já que ficou de fora do G-4 do Campeonato Inglês. A equipe jogou as três fases prévias e avançou. Por outro lado, o Everton caiu na última eliminatória para o Villarreal.

Com isso, se o Valencia superar os playoffs, a Espanha será o primeiro país na história a colocar cinco representantes na fase de grupos da Champions. O feito simbólico seria mais uma prova do domínio do país ibérico no futebol europeu.

Nos últimos dez anos, o Sevilla e o Barcelona, com cinco taças cada, são os times que mais vezes foram campeões no cenário continental. Os andaluzes ganharam quatro vezes a Liga Europa e uma vez a Supercopa da Europa, e os catalães faturaram três Champions e duas Supercopas.

O Atlético de Madri vem logo atrás com quatro troféus: duas Ligas Europas e duas Supercopas. Na sequência, estão Real Madrid, Bayern de Munique, Chelsea, Milan e Zenit com duas conquistas cada.

Somando as últimas nove edições de Champions League e Liga Europa, dez das 18 taças ficaram com os espanhóis. O domínio ainda poderá ser ampliado em 2015-16. Candidatos para isso não irão faltar.

Assista aos gols da vitória do Sevilla sobre o Dnipro por 3 a 2
Comentários

Espanha mantém hegemonia na Europa na década e iguala recorde da Inglaterra na Champions

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.