'Tanque' e joia dispensada pelo Flamengo: conheça os artilheiros da base do Botafogo

Leonardo Ferreira, para o ESPN.com.br
Fotos: Divulgação/Mosaico:ESPN.com.br
Luis Henrique e Vinicius Tanque: as joias do Botafogo nas categorias de base
Luis Henrique e Vinicius Tanque: as joias do Botafogo nas categorias de base

Se o Botafogo necessitar de um atacante para a sequência da temporada 2015, na qual disputa a Série B do Brasileiro e a Copa do Brasil, já sabe que poderá contar com suas categorias de base. Tanto no sub-20, como no sub-17, a equipe de General Severiano lapida duas joias que já chamam atenção da diretoria alvinegra e se preparam para integrarem a equipe principal nas próximas semanas.

Vinicius Rodolfo de Souza Oliveira tem 20 anos e, graças a sua força e seu físico avantajado, foi apelidado de "Tanque". Com uma média de quase um gol por partida no Campeonato Carioca sub-20, Vinícius Tanque foi à rede 21 vezes, nos 23 jogos do time no Estadual da categoria. No dia 11 de maio, contra o Volta Redonda, ele marcou quatro dos cinco tentos na goleada por 5 a 0 e já é apontado como a grande esperança da base botafoguense. 

Na Copa São Paulo, no início do ano, no entanto, assim como todo o time alvinegro carioca, não empolgou. Marcou apenas um gol, e a equipe caiu já na Segunda Fase, ao perder nos pênaltis para o xará de Ribeirão Preto, que viria a ser vice-campeão - foi derrotado pelo Corinthians, na final, no Pacaembu.

Com contrato se encerrando apenas no dia 31 maio de 2016, o Botafogo preferiu não perder tempo e tratou de renovar o vínculo com a joia. Agora, além de 80% de seus direitos pertencerem ao time alvinegro, Vinícius Tanque permanecerá em Niteroi até dezembro de 2017.

Algumas categorias abaixo está Luis Henrique Farinhas Taffner. Aos 17 anos, ele foi o melhor marcador da Copa do Brasil sub-17, findada na última terça-feira, com o vice-campeonato do Botafogo - perdeu a final para o Vitória, nos pênaltis. O jogador marcou incríveis 14 gols em 10 jogos, média de quase um tento e meio por partida, e marcou o dobro do número de seu concorrente mais próximo, Matheus, do rival Flamengo. O camisa 9, inclusive, fez gols nas duas finais.

Nascido em 98, o atacante já tem títulos em seu currículo: venceu o Campeonato Carioca sub-17, além de ter sido campeão estadual na categoria infantil. Em 2013, aos 15 anos, foi convocado para integrar a seleção brasileira sub-15.

Luis Henrique é o artilheiro da Copa do Brasil sub-17 e destaque do Botafogo

No Rio de Janeiro desde 2010, o capixaba de Itarana chegou às categorias de base do Flamengo. Após três anos na Gávea, a comissão técnica resolveu dispensá-lo. O técnico Felipe Conceição, que à época comandava o sub-15 do Botafogo, o levou para General Severiano e até hoje a parceira segue, já que comandou Luis Henrique na Copa do Brasil sub-17.

Em entrevista ao Bate Bola, da ESPN Brasil, Antônio Lopes, gerente de futebol da equipe carioca, exaltou o trabalho do Botafogo nas categorias de base. Ele ainda vislumbra uma promoção dos artilheiros aos profissionais, mas dá prioridade a um deles.

"O Botafogo está fazendo um trabalho voltado às categorias de base. Todos estão sendo observados pela comissão técnica. Sabemos que a qualquer momento vamos colocar o Luis Henrique na categoria principal. Não colocamos ainda porque demos prioridade para o Vinicius Tanque, atacante de referência, artilheiro do Estadual, da Taça Guanabara, jogador que já promovemos", afirmou.

Lopes, entretanto, não faz qualquer questão de perder o jogador de 17 anos. Segundo o dirigente botafoguense, sua permanência já está garantida e o time alvinegro irá renovar seu vínculo enquanto ele se adapta ao elenco e ao cotidiano do profissional.

"Botafogo pensa em fazer um novo contrato com ele. Já está garantida sua permanência aqui. Não pretendemos nos desfazer dele. Vamos continuar trabalhando com ele para ser colocado na equipe principal,. Vai ser chamado para treinar com os profissionais e vai se adptando", concluiu.

No Bate-Bola, Antonio Lopes diz que Botafogo promoverá artilheiros da base
Veja os gols de Botafogo (3) 1 x 3 (4) Vitória
Comentários

'Tanque' e joia dispensada pelo Flamengo: conheça os artilheiros da base do Botafogo

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.