Filipinho reanima torcida, tira nota 10 no Rio e vai às quartas; Jadson e Ítalo também avançam

Tiago Leme, do Rio de Janeiro (RJ), com redação do ESPN.com.br
Getty
O brasileiro Filipe Toledo tirou a primeira nota 10 no Rio de Janeiro
O brasileiro Filipe Toledo tirou a primeira nota 10 no Rio de Janeiro

A frustração pela eliminação precoce de Gabriel Medina durou pouco nas areia da praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Minutos após a queda do atual campeão mundial, outro brasileiro, Filipe Toledo, levantou a torcida, conseguiu a primeira nota 10 da etapa e é o primeiro surfista classificado às quartas de final, com a nota total de 17,83.

Medina ainda saia da água quando teve início a bateria de Toledo contra o havaiano John John Florence e o australiano Matt Banting. Logo em seu primeiro drop, o brasileiro combinou um aéreo impressionante com uma bela manobra, recebendo nota máxima de todos os cinco jurados da prova.

Em sua terceira onda, o brasileiro, campeão da primeira etapa do ano, em Gold Coast, ainda conseguiu 7,83, deixando seus dois rivais em situação delicadíssima. Banting, responsável por eliminar Kelly Slater na segunda rodada, acabou com 13,57 (7,30+6,27), enquanto Florence somou 7,74 (5,67+2,07).

"Foi realmente muito emocionante surfar com o apoio dessa torcida e da minha família. Vou me esforçar ao máximo para ir para as finais e representar o Time Medina, o Time Adriano (Mineirinho)", comemorou Filipinho, que foi ovacionado pela torcida na praia e ouviu gritos de "é campeão".

Enquanto Filipinho se garante nas quartas de final, os dois surfistas derrotados na bateria ainda não se despedem do Rio de Janeiro. A quarta rodada não é eliminatória, portanto, tanto Banting, quanto Florence ainda brigarão por um lugar entre os oito melhores surfistas da etapa através de repescagem.

Depois do show de Filipinho, outros dois brasileiros também se garantiram nas quartas de final: Jason André e ìtalo Ferreira. Pela quarta rodada, Jadson e Ítalo caíram na água para disputa contra o neozelândes Ricardo Christie, responsável por ter eliminado o líder do ranking do WCT, Adriano de Souza, o Mineirinho, na terceira rodada.

A vitória foi de Jadson, que somou 12,63, graças a uma nota 6,13 nos últimos instantes da bateria - antes ele conseguira um 6,5. Ítalo, que é conterrâneo do rival, do Rio Grande do Norte, ficou na segunda colocação, com a marca de 11,93 (6,23+5,70), enquanto Christie conseguiu 10,10 (5,17+4,93).

Com isso, Ítalo foi disputar a repescagem na quinta rodada, acabou vencendo e também avançou à quartas. O brasileiro fez 15,73 e ganhou do havaiano John John Florence (4,87), que já tinha perdido para Filipe Toledo. Na próxima fase, Jadson André e Ítalo Ferreira vão se enfrentar novamente.

A previsão é que as quartas de final do Rio Pro sejam disputadas neste sábado, se as condições das ondas estiverem boas. A primeira chamada será feita pela WSL (Liga Mundial de surfe) às 7h (horário de Brasília). A janela da competição vai até o dia 22 de maio, mas a organização do evento tem a intenção de terminar a disputa na Barra da Tijuca já neste domingo.

Aéreo de 360º de Filipe Toledo e rotação completa de Ítalo Ferreira; veja as manobras do dia 

Confira os resultados da quarta rodada:

1: John John Florence (HAV) 7,74 x Filipe Toledo (BRA) 17,83 x Matt Banting (AUS) 13,57
2: Ítalo Ferreira (BRA) 11,40 x Jadson André (BRA) 12,63 x Ricardo Christie (NZL) 8,93
3: Mick Fanning (AUS) 8,76 x Bede Durbidge (AUS) 9,33 x Josh Kerr (AUS) 13,03
4: Matt Wilkinson (AUS) 12,74 x Owen Right (AUS) 12,23 x Keanu Aising (HAV) 10,37

Confira os resultados na quinta rodada:

1: Matt Banting (AUS) 13,27 x 13,50 Ricardo Christie (NZL)
2: Ítalo Ferreira (BRA) 15,73 x 4,30 John John Florence (HAV)
3: Bede Durbidge (AUS) 13,67 x 5,20 Keanu Aising (HAV)
4: Mick Fanning (AUS) 9,60 x 14,80 Owen Right (AUS)

Veja as baterias das quartas de final:

1: Filipe Toledo (BRA) X Ricardo Christie (NZL)
2: Jadson André (BRA) X Ítalo Ferreira (BRA)
3: Josh Kerr (AUS) X Bede Durbidge (AUS)
4: Matt Wilkinson (AUS) x Owen Right (AUS)

Comentários

Filipinho reanima torcida, tira nota 10 no Rio e vai às quartas; Jadson e Ítalo também avançam

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.