Sem surpresas, Stephen Curry é eleito MVP da temporada 2014/15 da NBA

ESPN.com.br com agência Gazeta Press
MVP da temporada, Curry admite que ficha ainda não caiu e se emociona ao falar do pai

Confirmando as expectativas, o armador do Golden State Warriors, Stephen Curry é o Jogador Mais Valioso (MVP) da temporada 2014/15 da NBA. A notícia foi adiantada pelo Comcast SportsNet Bay Area e foi oficializada pela liga norte-americana de basquete nesta segunda-feira, um dia após a vitória da franquia californiana sobre o Memphis Grizzlies na estreia da semifinal da Conferência Oeste.

Dos 130 jornalistas e comentaristas que participaram da eleição, o armador dos Warriors recebeu 100 votos como melhor jogador, enquanto James Harden, do Houston Rockets, ficou com 25, e LeBron James (Cleveland Cavaliers) teve cinco.

Curry teve um total de 1.198 pontos, contra 936 do 'Barba' e 552 do 'King'. Russell Westbrook (352) e Anthony Davis (203) fecharam o top 5.

Ao longo de toda a temporada, as estatísticas exibidas pelo atleta de 27 anos e 1,91m, principalmente nos arremessos de três pontos, levaram os fãs do esporte da bola laranja acreditar que Curry seria realmente o MVP, posto que disputava com James Harden. E não deu outra. Curry foi o oitavo maior pontuador da temporada regular, com médias de 23,8 pontos, 7,7 assistências, 4,3 rebotes e 2,0 roubos em 32,7 minutos jogados. O jogador converteu 48,7% das tentativas dos chutes de curta e média distância e alcançou 44,3% nas bolas de três. Além disso, aproveitou 91,4% dos lances livres que arremessou e atuou em 80 dos 82 jogos do ano.

Apesar de Harden superar Curry nos números, com médias de 27,4 pontos, 7 assistências e 5,7 rebotes em 36,8 minutos por partida, o armador do Golden State tem um diferencial: é o maior recordista de arremessos de três pontos convertidos em uma temporada.

Depois de chegar ao posto há dois anos, quando acertou 272 bolas, Curry bateu seu próprio recorde nesta temporada, chegando a 276 chutes no dia 10 de abril, na vitória dos Warriors sobre o Portland Trail Blazers e aumentando a distância para os demais concorrentes. No total, acertou 286 cestas de três ao longo da temporada regular.

Arte/ESPN
Curry MVP arte

Questionado sobre o posto de MVP após a vitória sobre os Grizzlies no dominngo, Curry preferiu voltar o foco para os playoffs, mas não escondeu a ansiedade com a possibilidade. "Eu, honestamente, não faço ideia. Estamos apenas no meio dos playoffs, é difícil tirar a cabeça de outras coisas que podem ou não acontecer. Claro que eu sei qual é a situação e estou tentando me manter focado no jogo. E se eu receber uma ligação amanhã, claro que vou ficar feliz, muitas pessoas podem ficar orgulhosas, vou aproveitar isso. Porém, agora estou feliz de termos vencido o jogo 1. Vou acordar para um dia completamente novo na segunda e vamos ver o que vai acontecer", afirmou o jogador que chegou ao time de Oakland através do Draft de 2009.

Os Warriors se classificaram para os playoffs com a melhor campanha da acirrada Conferência Oeste, com 67 vitórias e 15 derrotas. Na primeira rodada, derrotou o New Orleans Pelicans por 4 a 0 e atualmente vence a série da semifinal sobre os Grizzlies por 1 a 0. Sem vencer um título da NBA há 40 anos, a franquia californiana volta a entrar a quadra nesta terça-feira, na Oracle Arena, em busca do terceiro caneco (1956 e 1975).

As estatísticas dos playoffs não contam para a escolha do MVP da temporada regular, mas o fizessem, Curry levaria uma certa vantagem sobre Harden. O camisa 30 é o segundo maior pontuador, com médias de 31,4 pontos, 7,2 assistências e 4,6 rebotes em 39,4 minutos jogados, enquanto Barba soma 28,74 pontos, 7,8 assistências e 3,8 rebotes em 36 minutos.

O MVP da temporada passada foi Kevin Durant, aa-pivô do Oklahoma City Thunder, com média de 32 pontos por jogo na temporada regular, além de 7,4 rebotes e 5,5 assistências. Ele comandou o OKC à segunda melhor campanha da fase classificatória aos playoffs da história da franquia, com 59 triunfos e 23 revezes. Nesta temporada, Durant sofreu com lesões e atuou em apenas 27 partidas, o que contribuiu para a ausência de Oklahoma na pós-temporada.

Comentários

Sem surpresas, Stephen Curry é eleito MVP da temporada 2014/15 da NBA

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.