Técnico do Eibar abandona coletiva por falar em basco e ganha apoio do Barcelona

ESPN.com.br
Getty
Gaizka Garitano, técnico do Eibar, durante jogo do Espanhol
Gaizka Garitano, técnico do Eibar, durante jogo do Espanhol

O técnico Gaizka Garitano, de apenas 39 anos, se tornou notícia na Espanha neste final de semana. À frente do pequeno Eibar, ele tenta manter a equipe do País Basco na primeira divisão nacional a duras penas. A situação, porém, se complicou com a derrota em confronto direto com o Almería, 2 a 0, no domingo passado.

Reprodução - Youtube
Gaizka Garitano abandona a entrevista após derrota do Eibar
Técnico abandona a entrevista do Eibar

Na entrevista coletiva, Garitano respondeu a uma pergunta feita por um jornalista na língua basca, o que deixou repórteres que cobrem o Almería indignados. O assessor de imprensa, então, explicou que já era tradição que o treinador, primeiramente, responderia em basco e depois iria para o espanhol.

Ainda assim, na segunda questão em basco, os jornalistas voltaram a reclamar, e Gaizka Garitano não teve dúvida: se levantou e foi embora do local.

O técnico está à frente do Eibar desde 2013 e conseguiu o inédito acesso à elite no ano passado. Nascido em Bilbao, ele atuou como jogador de Athletic e Real Sociedad, os dois expoentes do País Basco na primeira divisão espanhola.

A atitude repercutiu por todo o país, e o Barcelona tomou parte do incidente.

Segundo o diário Marca, o vice-presidente Carles Vilarrubí, que cuida das questões internacionais e institucionais do clube, enviou uma carta ao Eibar se solidarizando ao treinador, cobrou que a atitude dos jornalistas não se repita e deu apoio à permanência do clube basco na elite do Campeonato Espanhol.

O técnico do Barcelona, Luis Enrique, foi questionado em entrevista nesta segunda-feira sobre a situação e também defendeu Gaizka Garitano: "Só faltava ele não poder se expressar na própria língua."

Na luta contra a degola, faltando cinco rodadas, o Eibar tem 31 pontos, dois acima da zona do descenso que começa com o Deportivo la Coruña.

Comentários

Técnico do Eibar abandona coletiva por falar em basco e ganha apoio do Barcelona

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.