Tite copiou jogadas desse técnico e mandou até WhatsApp para agradecer

Francisco De Laurentiis, do ESPN.com.br, e Vladimir Bianchini, da Rádio ESPN
João Valdevite/Agência Botafogo
Rodrigo Fonseca Botafogo-SP Botafogo Copa SP Futebol Junior 14/01/2015
Rodrigo Fonseca, do Botafogo-SP, teve jogadas copiadas por Tite

Dizia Abelardo Barbosa, o Chacrinha, que "na televisão, nada se cria, tudo se copia".

No futebol, muitas vezes, esse ditado também tem um fundo de verdade.

Foi o que o Brasil todo viu quando Tite, técnico do Corinthians, admitiu, durante coletiva de imprensa, que havia copiado uma jogada de bola parada do time sub-20 do Botafogo-SP, finalista da última Copa São Paulo de Futebol Júnior. O gaúcho ensaiou a movimentação e a usou na vitória por 1 a 0 sobre o São Paulo, em 8 de março, pelo Paulistão.

"Fizemos duas jogadas brilhantes, que só não entraram porque bateram no poste. Copiei essa jogada do Botafogo de Ribeirão Preto sub-20. Eles fazem uma jogada muito legal, muito interessante", afirmou, na ocasião.

Quem inventou a jogada em questão é Rodrigo Fonseca, 42 anos, treinador da base do time do interior paulista. Ele apareceu para o Brasil nesse ano ao eliminar em série Botafogo, Fluminense, Grêmio e Palmeiras antes da decisão contra o Corinthians, vencida pelos alvinegros por 1 a 0, no Pacaembu. O comandante diz que sua vida mudou no dia em que Tite mencionou suas jogadas vivo na televisão.

"Isso me deixou muito satisfeito! Não estava vendo o programa na hora, mas comecei a receber um monte de mensagens. Vi a reprise no dia seguinte e foi muito legal ver o melhor treinador do Brasil te elogiando", conta Fonseca, em entrevista à Rádio ESPN.

"Ele não precisava falar, poderia ter guardado para ele, né? Mas não, ele falou meu nome e o nome do Botafogo, o que é muito bacana. Contra o São Paulo quase saiu o gol na jogada, o Guerrero veio de trás, mas foi travado na hora pelo zagueiro", acrescenta.

Mas essa não foi a maior surpresa de Rodrigo. Durante a semana, recebeu a mensagem de um número desconhecido no WhatsApp de seu celular. O texto agradecia Fonseca por ter "cedido" a jogada e garantir que o Corinthians estava ensaiando o lance insistentemente, com a promessa de que em breve o gol iria sair. Na assinatura da mensagem: "Um abraço do Tite".

"Na hora, achei que sacanagem de alguém, uma pegadinha", divertiu-se o botafoguense.

"Então, liguei para Fabio Carille, auxiliar do Tite, que eu conheço desde os tempos de jogador, quando atuamos contra no interior paulista. Quando ele atendeu, já falou: 'Rodrigo, foi o Tite que te mandou a mensagem, mesmo', e confirmou que era o celular do Tite, que se eu quisesse podia até ligar pra bater um papo", narrou.

Fonseca, inclusive, ficou sabendo que já vinha sendo "espionado" fazia tempo. Carille contou que Tite se interessou pelo bom futebol da equipe tricolor e acompanhou três jogos seguidos da Copinha. Acabou "descobrindo" as jogadas ensaiadas do treinador do Botafogo-SP e resolveu usá-las também no Corinthians.

Gazeta Press
Libertadores Corinthians Tite Danubio 01/04/15
Tite mandou mensagem para agradecer

"Isso mostra a humildade dele. O cara observa tudo e isso mostra porque o time dele está indo tão bem. Eu vi o Corinthians usando as duas jogadas, uma de falta e outra de escanteio, contra o Once Caldas, na Libertadores, e contra o São Paulo, no Paulistão", ressaltou.

"Torço pelo Tite e para que saia esse gol de jogada ensaiada em breve", completa Rodrigo, que não liga nem um pouco de ter sido copiado. Pelo contrário: sente-se honrado.

Técnico deve disputar Série D

De família boleira (é filho de Canhoteiro, ex-Botafogo-SP e irmão de Leandro, ex-Hannover, da Alemanha), Rodrigo sempre quis ser jogador, não foi um lateral de muita fama. Natural de Ribeirão Preto, começou a carreira no próprio Botafogo. Em um torneio de aspirantes, enfrentou o Palmeiras na final e foi bem, despertando a atenção alviverde. Recebeu um convite e se mandou para o Palestra Itália.

"Atuei ao lado do 'São'Marcos e do Amaral volante, antes deles chegarem ao time de cima. O Marcos já era engraçado daquele jeito, um cara muito extrovertido", lembra.

João Valdevite/Agência Botafogo
Rodrigo Fonseca Botafogo-SP Grêmio Copa SP Futebol Junior 20/01/2015
Fonseca fez grande trabalho na Copa SP

Mas Fonseca não vingou com a camisa alviverde. Rodou por diversos clubes do interior paulista e também no futebol europeu antes de encerrar a carreira aos 30 anos. Não pensava em ser treinador, mas quando seu pai, técnico da base do Jaboticabal Atlético Clube, faleceu, acabou assumindo o time alvinegro

"No meu primeiro trabalho, já fui até a final do Paulista, mas perdi para a Matonense, que à época era treinada pelo Marcelo Veiga. Daí, fui promovido ao profissional e acabei virando técnico. Quando vi que essa seria minha vida, fiz vários cursos e especializações, porque não posso ficar parado. Já passei pro 12 clubes na carreira desde então", observa.

Recebeu o convite para trabalhar no Botafogo-SP em 2014. A princípio, seria o treinador na Copa Paulista, mas a equipe tricolor preferiu Alexandre Ferreira para a função. Rodrigo acabou ficando com o sub-20, e rapidamente mostrou que entendia do assunto, conquistando os títulos dos Jogos Regionais, em Araraquara, e os Jogos Abertos do Interior, em Bauru - o Botafogo representou a cidade de Ribeirão Preto.

Mas seu grande trabalho foi mesmo na Copinha. O time de Fonseca derrubou quatro gigantes em série nos mata-matas e só foi detido pelo Corinthians na final, em um jogo no qual o clube do interior jogou de igual para igual com o time de Osmar Loss e chegou a mandar uma bola na trave, mas acabou derrotado após um frango do goleiro Tales, destaque da competição até então, principalmente nos pênaltis.

Em alta, Rodrigo deve ser o comandante do "Botinha" na disputa da Série D do Brasileiro, já que o clube de Ribeirão Preto deve usar vários atletas oriundos da base na competição, como o atacante Isaac Prado, artilheiro da Copa São Paulo.

Fica a dica, Tite: olho na Série D.

Comentários

Tite copiou jogadas desse técnico e mandou até WhatsApp para agradecer

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.