Earl Lloyd, primeiro negro a jogar na NBA, morre aos 86 anos

ESPN.com.br
Getty
Earl Lloyd, primeiro negro a jogar na NBA, morreu aos 86 anos
Earl Lloyd, primeiro negro a jogar na NBA, morreu aos 86 anos

Morreu nesta quinta-feira o norte-americano Earl Lloyd, o primeiro negro a jogar na NBA. O ex-jogador, que atuou na liga entre as décadas de 50 e 60, tinha 86 anos. A causa da morte não foi divulgada.

Lloyd fez história na NBA ao entrar em quadra no dia 31 de outubro de 1950 com a camisa do Washington Capitols, em jogo contra o Rochester Royals. Primeiro negro a atuar na liga, ele anotou seis pontos e liderou a partida em rebotes, com dez, em derrota por 78 a 70.

Uma semana depois, outros dois afro-americanos fizeram suas estreias na NBA, Chuck Cooper e Nat Clifton, respectivamente, o primeiro negro a ser draftado por uma franquia (Boston Celtics) e o primeiro assinar um contrato com um time da liga (New York Knicks).

Além dos Capitols, Lloyd defendeu o Syracuse Nationals, com quem foi campeão em 1955, e o Detroit Pistons, entre 1958 e 1960. Ele também foi treinador da equipe de Michigan, entre 1971 e 72.

Ele acabou a carreira com 4682 pontos marcados, 3609 rebotes e 810 assistências. A pontuação, até então, era a 43ª maior entre os jogadores da NBA. Em 2003, Lloyd entrou para o Hall da Fama do basquete por sua contribuição ao esporte.

Comentários

Earl Lloyd, primeiro negro a jogar na NBA, morre aos 86 anos

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.