Na Europa, o que Globo faz com Red Bull no Brasil é 'fichinha'

ESPN.com.br
Getty
Brasileiro Alan, do Red Bull Slazburg, comemora gol com Soriano
Camisa do Red Bull com escudo alterado pelas normas da Uefa em jogo da Liga Europa

Para a Uefa, o jogo que vai acontecer hoje na Áustria, valendo vaga nas oitavas de final da Liga Europa, será entre o Salzburg e o Villarreal, no estádio Salzburg e com o time da casa vestindo uma camisa com um escudo em que aparece apenas com o nome FC Salzburg.

Mas esse mesmo jogo poderia ser entre o Red Bull Salzburg e o Villarreal, na Red Bull Arena e com o nome da empresa de energéticos estampado também no escudo do time da Áustria.

Se no Brasil muita gente reclama quando a Rede Globo chama tanto o time de futebol quando a equipe da Fórmula 1 mantidos pela Red Bull apenas com as iniciais do nome da empresa, na Europa o veto à empresa é total, e está até em regulamento.

Tanto o nome do time quanto o do estádio são alterados para o nome da cidade em que o clube está sediado. A equipe precisa até confeccionar camisas diferentes para os jogos das competições europeias, sem o nome da Red Bull na parte superior de seu escudo. Apenas o patrocínio principal, no peito da camisa, é permitido.

No Brasil, a Globo também altera o escudo do time que joga o Campeonato Paulista em suas transmissões, mas dentro de campo o Red Bull coloca o nome da empresa no escudo.

E, nesta temporada da LIga Europa, a Red Bull deve estar se lamentando pela dureza das normas da Europa, já que a equipe está perdendo chance de grande exposição.

O time fez ótima campanha na fase de grupos, quando teve cinco vitórias, um empate e nenhuma derrota. 

A Red Bull não é a única equipe que sofre. A Uefa, em seu site oficial, também não se refere aos estádios onde jogam Bayern de Munique e Arsenal pelos seus "naming rights". Em seu site, a entidade troca Alllianz Arena por Arena de Munique e o Emirates por Estádio do Arsenal. No Brasil, a Globo também não cita patrocinadores em estádios, como no caso do palmeirense Allianz Parque.

Monaco sorriu por último, aprontou na casa do Arsenal e está perto das quartas de final da Champions
Comentários

Na Europa, o que Globo faz com Red Bull no Brasil é 'fichinha'

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.