Brasileiro revela: 'Pogba ama o Brasil, é sambista e me fazia dar autógrafos com ele'

Francisco De Laurentiis, do ESPN.com.br, e Vladimir Bianchini, da Rádio ESPN
REUTERS/Giorgio Perottino
Pogba Comemora Gol Juventus Chievo Verona Campeonato Italiano 25/01/2015
Pogba brilha na Juventus no Campeonato Italiano e na Uefa Champions League

Nesta terça-feira, a Juventus volta a campo na Uefa Champions League, para enfrentar o Borussia Dortmund, às 16h45 (de Brasília), pelas oitavas de final. Com a "Velha Senhora", entra em campo o meio-campista Paul Pogba, um dos melhores jogadores do mundo na atualidade e destaque do torneio até aqui. Um francês que ama o Brasil, samba e tem um apelido que impõe respeito, segundo conta um velho amigo.

Gladestony Estevão Paulino da Silva é volante e joga no Grêmio Osasco Audax, da Série A do Paulistão. Aos 21 anos, já passou por clubes como São Paulo, Internacional e... Manchester United, pelo qual atuou entre 2011 e 2012, na maior parte do tempo pelo time B. Foi lá que conheceu e ficou amigo de Pogba, antes do meia, sem espaço na Inglaterra, sair para a Juventus de graça - hoje, vale quase R$ 200 milhões.

Michael Regan/Getty Images
Paul Pogba Manchester United Chelsea FA Cup Youth 20/04/2011
Pogba em ação pelo United, em 2011

"É uma felicidade imensa ter trabalhado com ele, que é meu amigo e tem a mesma idade que eu [21 anos]. Percorri muitos times na carreira e ainda não achei meu caminho, ams ele já está firmado e jogando muito bem na Juventus, tambem arrebentou na Copa do Mundo. É uma pessoa maravilhosa", conta Gladestony, em entrevista à Rádio ESPN.

Quando chegou à Inglaterra, o brasileiro não falava uma palavra de inglês, mas foi acolhido por Pogba, que o ajudou na hora da dificuldade.

"É um cara muito humilde, que merece demais o sucesso. Ele me ajudava com a língua, porque eu não sabia nada de inglês, e também em campo, orientava meu posicionamento o tempo todo. É um cara bem extrovertido, e, como eu sou também, a resenha comia solta (risos)", brincou.

"E ele tem apenas 21 anos, ainda tem muito mais coisas para fazer, está apenas começando a brilhar. Tem uma grande carreira pela frente", acrescentou.

Marco Luzzani/Getty Images
Pogba Juventus Milan Campeonato Italiano 07/02/2015
Pogba tem sete gols até agora na temporada

Devido à sua influência em campo e entre os atletas, Pogba acabou até apelidado pelos colegas de Manchester United com o nome de um dos maiores líderes políticos de todos os tempos: o sul-africano Nelson Mandela, falecido em dezembro de 2013.

"Se você analisar, ele é até um pouco parecido com o Mandela jovem (risos). Mas o apelido veio devido ao respeito que as pessoas tinham por ele. Como sempre foi um líder, acabou caindo muito bem", observou Gladestony, que também ganhou um apelido no United.

"O Pogba me chamava de Robinho, porque, quando cheguei lá, usava cabelo igual ao do 'Rei das Pedaladas'. Naquela época, o Robinho estava jogando muito bem, estava no auge, e o Pogba me achou parecido com ele", divertiu-se o volante.

Paul Pogba é eleito o craque de janeiro pela Juventus; veja gols e lances do jogador no mês

Caronas e sambas

Como Gladestony não tinha carro em Manchester, precisava de carona para ir aos treinos dos "Diabos Vermelhos". Mas uma vez, quem aparecia para socorrê-lo era o francês, que o levava para o CT todas as manhãs. Com o tempo, foram ficando cada vez mais próximos. Pogba aprendeu várias palavras em português e inclusive se apaixonou pelo samba, apresentado pelo amigo brasileiro.

Renato Silvestre/Grêmio Osasco Audax
Gladestony Gremio Osasco Audax Palmeiras Campeonato Paulista 31/01/2015
Gladestony hoje joga no Grêmio Osasco Audax

"Ele escutava muito samba comigo e com os gêmeos [os laterais Fábio e Rafael, ex-Fluminense]. Pior que levava jeito no batuque, era engraçado. É capaz de até hoje ele escutar de vez em quando. Apresentamos um monte de grupos, que não saiam do iPod dele", revelou.

Outra boa lembrança que o jogador do Grêmio Osasco Audax guarda do antigo companheiro é o bom humor do jogador da seleção francesa, como nas vezes em que ele fazia Gladestony dar autógrafos.

"Ele era tão gente boa e figura que, toda vez que ia dar um autógrafo, me fazia dar também. Na época, ele já estava ficando bem conhecido, mas quando alguém chegava pedindo autógrafo, ele me apresentava pro torcedor e perguntava: 'Você já conhece o Gladestony? Ele joga aqui com a gente! Pegue um autógrafo dele também'. Ele ajudou a espalhar um monta de camisa com autógrafo meu por aí (risos)", divertiu-se.

Pogba, aliás, não é só fã de samba como do Brasil. De acordo com o amigo brasileiro, o meia realizou um sonho de infância quando veio ao país para jogar a Copa do Mundo com a França. Durante o tempo do Mundial, Gladestony estava treinando com o Internacional e não conseguiu encontrar o ex-colega, mas quer revê-lo em breve.

"Espero um dia encontrá-lo novamente, para jogar junto ou contra. Quando ficar de frente com ele, vou até perguntar: 'E aí, ainda lembra de mim, né?'"

Com muita categoria, Pogba deixa um marcador no chão e outros três na saudade; veja 
Pogba aplica elástico espetacular, 'quebra' marcadores e quase faz gol antológico
Comentários

Brasileiro revela: 'Pogba ama o Brasil, é sambista e me fazia dar autógrafos com ele'

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.