Conmebol aperta o cerco e proíbe bêbados e bandeiras em partidas da Libertadores

Camila Mattoso, do ESPN.com.br
Gazeta Press
Torcedores do Corinthians durante o clássico na Arena
Torcedores do Corinthians durante o clássico na Arena

A Conmebol decidiu aumentar as suas regras de segurança para a Copa Libertadores da América de 2015. Além de exigir que cada clube tenha um oficial responsável para cuidar de toda a proteção de cada partida, a entidade aumentou a lista de itens proibidos para os estádios de futebol da competição. Torcedores bêbados e sob efeito de drogas não poderão entrar nas arquibancadas e poderão ser retirados caso já estejam assistindo aos jogos. Os bandeirões também foram vetados.

Segundo dirigentes ouvidos pela reportagem, a medida é uma novidade em relação aos últimos anos e tem o objetivo de aumentar a vigilância nos eventos continentais. 

De acordo com a circular enviada pela Conmebol, cada clube tem o dever de informar suas torcidas sobre o que não será mais permitido a partir desta temporada e, da mesma forma, controlar a entrada delas dentro das arenas. Pelo texto, a entidade lembra que "todas as questões vinculadas à segurança da partida será exclusividade dos mandantes", sendo eles os possíveis punidos caso algo não saia de acordo com o combinado.

Antes de colocar a lista dos itens proibidos, a associação sul-americana lembra que os objetos pirotécnicos não podem de maneira nenhuma adentrarem aos estádios, com a possibilidade de medidas disciplinares sérias caso a regra seja descumprida, como já aconteceu em 2013, com o Corinthians. O boliviano Kevin Espada, de 14 anos, morreu no estádio Jesus Bermudez, em Oruro, após ser atingido por um sinalizador.

Na partida entre Corinthians e São Paulo, nesta quarta-feira, a novidade já surpreendeu alguns torcedores. Eles foram impedidos de entrarem na arena com seus bandeirões.

Outros objetos e comportamentos não permitidos:

a) Pessoas em estado de embriaguez
b) Pessoas sob o efeito de substâncias psicotrópicas
c) Pessoas com indumentário que não permita identificação
d) Armas brancas
e) Armas de fogo
f) Potes de vidro ou de plástico
g) Iluminação de laser
h) Apitos
i) Extintores
j) Rolos de papel
k) Guarda-chuvas
l) Panos ou bandeiras que proíbam a correta identificação dos torcedores
m) Coisas que tapem a publicidade do estádio ou não permitam a identificação das pessoas
n) Pedaços de pano que não permitam a identificação dos torcedores
o) Bexigas e balões
p) Qualquer tipo de elemento acionado por sistema de gás

Comentários

Conmebol aperta o cerco e proíbe bêbados e bandeiras em partidas da Libertadores

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.