Mito do futebol alemão e ex-técnico do Barça, Udo Lattek morre aos 80 anos

ESPN.com.br
Getty
Lothar Matthaus abraça Udo Lattek após título alemão do Bayern de Munique em 1986
Lothar Matthaus abraça Udo Lattek após título alemão do Bayern de Munique em 1986

Udo Lattek, o maior técnico da história do futebol alemão, morreu no último domingo, aos 80 anos. O ex-treinador de Bayern de Munique, Borussia Monchengladbach e Barcelona sofria de Mal de Parkinson e demência, agravadas nos últimos meses, e estava em um asilo na cidade de Colônia.

Atacante de certo sucesso, Lattek se consagrou no comando de dois gigantes da Alemanha além do clube catalão, sendo o único na história a ter conquistado os três maiores títulos do futebol europeu por três times diferentes: a Copa dos Campeões (Bayern, hoje Champions League), a Copa da Uefa (Gladbach, hoje Europa League) e a Recopa (Barça).

Ele assumiu como técnico do Bayern de Munique em 1970 a pedido de ninguém menos do que Franz Beckenbauer, mesmo sem experiência. Lá, ganhou por três vezes seguidas o Campeonato Alemão (1972 a 1974), uma Copa da Alemanha (1971) além do título europeu de 1974 na decisão contra o Atlético de Madri.

De lá saiu para o Borussia Monchengladbach, onde manteve o sucesso com mais duas taças do Alemão (1976 e 1977) e a Copa da Uefa de 1979 na final diante do Estrela Vermelha, da Iugoslávia. Depois de uma passagem apagada pelo Borussia Dortmund, Lattek se aventurou na Espanha, mais precisamente no Barcelona.

Tendo como um de seus comandados Diego Maradona, o treinador levou os catalães aos títulos da Copa do Rei, da extinta Copa da Liga (ambos em 1983) e da Recopa Europeia derrotando o Standard Liège, da Bélgica.

O técnico nascido em Boze, antiga Prússia e hoje Polônia, retornou ao Bayern de Munique para mais conquistas nos anos 1980: três títulos do Campeonato Alemão consecutivos (1985 a 1987) e dois da Copa da Alemanha (1984 e 1986). Ainda passou brevemente por Schalke 04, Colônia e Dortmund novamente, mas sem erguer taças.

Com oito títulos no total, Udo Lattek é até hoje o técnico que mais vezes ganhou o Campeonato Alemão na história.

"A notícia da morte de Udo Lattek nos deixa profundamente tocados. Seu nome é totalmente associado com o crescimento do Bayern de Munique na bem-sucedida década de 1970. Lattek foi um dos técnicos de maior sucesso do futebol alemão. Durante décadas ele foi uma das maiores personalidades do esporte, nacional e internacionalmente. Sem ele nós perdemos um dos melhores homens do Bayern", disse o chefe-executivo do time bávaro, Karl-Heinz Rummenigge.

"Udo Lattek foi um técnico fora-de-série e uma ótima pessoa. Ele escreveu grandes marcas na história do Barcelona", afirmou o técnico Josep Guardiola.

Comentários

Mito do futebol alemão e ex-técnico do Barça, Udo Lattek morre aos 80 anos

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.