Roberto Carlos e Vieira apoiam Figo na eleição da Fifa; Cruyff quer holandês

ESPN.com.br com Agência EFE
Getty
Figo e Roberto Carlos à época de Real Madrid: ex-lateral apoia português na Fifa
Figo e Roberto Carlos à época de Real Madrid: ex-lateral apoia português na Fifa

Os ex-jogadores Roberto Carlos, Steve McManaman e Patrick Vieira manifestaram apoio à candidatura do português Luis Figo nas eleições da Fifa, que acontecerão em 28 e 29 de maior em Zurique (Suíça).

"Temos que voltar às origens do futebol. É preciso pôr a modalidade em primeiro lugar. Luis Figo tem todas as qualidades e a sensibilidade necessária para mudar a Fifa para melhor", disse Roberto Carlos, de acordo com a equipe da candidatura do português.

Atual treinador do Akhisar, da primeira divisão do Campeonato Turco, o ex-lateral foi colega de Figo no Real Madrid durante cinco temporadas, de 2000 a 2005.

Nos três primeiros anos no clube da capital espanhola, o português teve a companhia de McManaman, que agora é outro a querer vê-lo à frente da entidade máxima do futebol mundial. 

"É um homem talentoso, competente, dedicado e honesto que quer recuperar alguns dos valores essenciais do esqueleto do futebol. E todos nós sabemos como a Fifa precisa urgentemente de uma mudança para o bem", declarou o inglês.

Campeão mundial pela França em 1998, Vieira é outro dos cabos eleitorais de peso de Figo, com quem jogou por três temporadas na Inter de Milão. "Como ex-jogadores, temos a responsabilidade de cuidar da modalidade que tanto amamos. Luis quer recuperar as essências do futebol e dá-las aos torcedores, que tanto o apoiaram durante a carreira. Luis é um candidato muito sério", destacou o ex-volante.

A candidatura de Figo divulgou apoios de outros jogadores, como o japonês Hidetoshi Nakata e o trinitário Dwight Yorke. O português concorrerá com o atual presidente da Fifa, o suíço Joseph Blatter, no cargo desde 1998, além do holandês Michael van Praag, presidente da Federação Holandesa de Futebol (KNVB); e o príncipe jordaniano Ali bin al-Hussein.

O ex-capitão da seleção portuguesa já tem o apoio oficial das federações de Dinamarca, Montenegro, Polônia, Macedônia, Luxemburgo e Portugal.

Cruyff apoia candidato holandês

Ídolo da Holanda e um dos craques que compuseram o famoso 'Carrossel Holanês', Johan Cruyff disse que Figo pode ser um bom administrador no futuro. Em sua coluna no jornal The Telegraaf, no entanto, disse que, por ora, deve juntar-se a seu compatriota Michael Van Praag, comandante da Associação de Futebol da Holanda, para aprender melhor sobre o ofício.

"Eu acho que Luis Figo é um excelente candidato, mas ele precisa de ajuda nesta fase de sua carreira na administração. Por isso, seria bom se Figo agora apoiasse Van Praag. Caso Michael se eleja, então Figo pode andar com ele por quatro anos antes de assumir a batuta", afirmou o ex-jogador.

 

Comentários

Roberto Carlos e Vieira apoiam Figo na eleição da Fifa; Cruyff quer holandês

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.