Brasil faz história e conquista vaga inédita para Copa do Mundo de futebol americano

ESPN.com.br
Assista aos melhores momentos da vitória do Brasil sobre o Panamá

O dia 31 de janeiro passou a ser uma data inesquecível para a história do futebol americano no Brasil. No estádio Rommel Fernandez, no Panamá, na noite de sábado, a seleção brasileira venceu o selecionado local e garantiu a inédita vaga para a Copa do Mundo da modalidade. Com amplo domínio na partida, o Brasil Onças anotou 26 a 14 no placar para garantir o passaporte rumo a Ohio, nos Estados Unidos, sede do Mundial. A competição acontece em julho deste ano.

"São anos de dedicação, de muito trabalho, sempre visando esse dia, no qual o Brasil estaria no grupo dos melhores do mundo no futebol americano. Conquistar a vaga para a Copa do Mundo é um feito histórico, mas o nosso potencial é ainda maior. A vitória nos motiva a termos ainda mais conquistas, e, a partir de agora, nosso foco é a Copa do Mundo. A seleção brasileira vai se dedicar ainda mais para termos uma excelente participação no Mundial", comemorou Flávio Cardia, presidente da CBFA (Confederação Brasileira de Futebol Americano).

Com o triunfo, o Brasil se junta aos já classificados Canadá, México, Coréia do Sul, Japão, Egito, Alemanha, Áustria, França, Austrália, Suécia e Estados Unidos, atual campeão. A Copa do Mundo é organizada pela Ifaf (Federação Internacional) e terá sua quinta edição em 2015.

O jogo

O cantar do hino nacional pelos jogadores da seleção brasileira já indicava o espírito com o qual os atletas entraram em campo para a decisão contra o Panamá. A entrega a cada jogada revelava a importância da partida. Atento desde o primeiro segundo de jogo, o Brasil Onças não demorou para abrir o placar. Já na primeira campanha ofensiva, o quarterback Ramon Martire, o Mamão, encontrou o wide receiver Vinny na end zone panamenha para touchdown, e Raiam dos Santos, kicker brasileiro, deixou a vantagem brasileira em 7 a 0.

Na sequência, a linha defensiva verde e amarela trabalhou bem e forçou o Panamá ao punt. Porém, quando se aproximava para ampliar o placar, Mamão foi interceptado, e ainda viu Adrian Flores correr até o touchdown, empatando o jogo após a confirmação do extra point. A Seleção Brasileira não se abalou e respondeu da melhor maneira, logo no início do segundo quarto: novo touchdown da dupla Mamão-Vinny, encerrando o primeiro tempo em 14 a 7 para o Brasil.

Divulgação/Trois
Brasil Panama Futebol Americano 31/01/2015
Brasil em ação contra o Panamá

O Panamá voltou melhor após o intervalo, com sua linha ofensiva superando a defesa e ganhando jardas. A campanha resultou em touchdown e extra point, empatando a disputa em 14 a 14. No primeiro ataque do terceiro quarto, a seleção brasileira voltou com Rodrigo Dantas como quarterback titular. Com ele no comando da linha ofensiva, a equipe chegou perto da end zone, mas teve que optar pelo field goal a oito jardas do touchdown. Raiam converteu e recolocou vantagem no placar: 17 a 14.

O ímpeto panamenho foi contido pela defesa brasileira no quarto e último quarto de partida, e o Brasil Onças teve novamente a posse de bola após o punt adversário não ultrapassar a jarda de número 35 do próprio campo. Mesmo com uma excelente posição para atacar, a pontuação veio em novo field goal de Raiam. Com 20 a 14, a última vaga do continente americano para a Copa do Mundo estava próxima de ser verde e amarela.

Nos minutos finais do jogo, ela se confirmou. O free safety Cleverson Freitas interceptou a tentativa de passe de Cohen, quarterback do Panamá, e a campanha terminou em touchdown do running back Bruno Santucci, após boa corrida. Para deixar a diferença de pontos em duas posses de bola, o Brasil tentou a conversão de dois pontos. Sem sucesso. Mas o 26 a 14 que o placar exibia já era necessário para sacramentar o triunfo. Para coroar a conquista, Yuri Mohr ainda anotou nova interceptação no minuto final. Pela primeira vez na história, uma das vagas para a Copa do Mundo de Futebol Americano é brasileira.

Comentários

Brasil faz história e conquista vaga inédita para Copa do Mundo de futebol americano

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.