Santos decide presidente em meio a suspeita de fraude, 'maior vergonha' e tensão

Diego Garcia, do ESPN.com.br
ESPN.com.br
Santos decide seu presidente neste sábado; cinco nomes concorrem
Santos decide seu presidente neste sábado; cinco nomes concorrem

O Santos decide, a partir das 10 horas deste sábado, o seu futuro pelos próximos três anos. E o dia 13 de dezembro de 2014 tem tudo para ser histórico na Vila Belmiro. Pela primeira vez o time alvinegro tem cinco candidatos ao cargo máximo na política alvinegra, na era mais rachada dos bastidores santistas em 102 anos de existência. E, também, por causa do vexame ocorrido na semana passada, quando uma suspeita de fraude suspendeu a assembleia.

Em pé-de-guerra que começou com a polêmica transferência de Neymar ao Barcelona, os bastidores do Santos estão fervendo. Grupos de situação e oposição se dividiram, fizeram alianças, ensaiaram uniões improváveis e vão descobrir quem é o favorito dos sócios neste final de semana. A promessa é de ambiente conturbado e até confusão, dependendo de qual for o resultado da eleição e motivado ainda pelo clima quente ocasionado pelo entrevero do último dia 6 de dezembro.

Em conversas informais no sábado passado, pouco depois do incidente que cancelou o pleito na Vila Belmiro, os candidatos se mostraram revoltados. Após um dos mesários depositar duas cédulas na urna de forma suspeita, na sequência aos equipamentos eletrônicos falharem e causarem revolta, o Santos viu o clima esquentar na Vila Belmiro.

E, quando a confusão e as discussões chegaram ao fim, o clube voltou a ver seu nome nas páginas policiais. De acordo com os próprios candidatos, "foi um dos dias de maior vergonha da história centenária do Santos". "Lamentável, vergonha, crime, indignação, manipulação e incompetência" foram palavras que saíram da boca dos cinco eventuais futuros presidentes. Sendo que o grande número de concorrentes já é surreal no clube alvinegro.

A concorrência é irreal se pensar que, há três anos, nas eleições do dia 3 de dezembro de 2011, Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro foi reeleito com recorde de votos: 3365 votos, ou 87% do eleitorado na ocasião, que tinha sido o maior da história do Santos. O clube, atual campeão da Libertadores e na véspera de disputar o Mundial de Clubes, era apenas sorrisos. Só que, a partir daí, as coisas começaram a sair dos eixos para o time alvinegro.

Ricardo Saibun/Santos Fc
Odílio Rodrigues dará adeus à presidência
Odílio Rodrigues dará adeus à presidência do Santos

O Barcelona fez 4 a 0 no Japão, o centenário ficou manchado com a derrota para o arquirrival Corinthians na semifinal da Libertadores, Neymar foi embora na temporada seguinte em uma das transações mais sombrias dos últimos tempos e, para fechar, o time catalão voltou a humilhar, desta vez por 8 a 0, em amistoso. O bastante para estourar uma das maiores guerras políticas que a Vila Belmiro já viu.

O antes intocável Luis Alvaro ficou doente e pediu licença de um ano do cargo - depois, renunciaria para evitar o impeachment. O vice Odílio Rodrigues assumiu diante de uma enorme crise e, com uma administração contestada por conselheiros e torcedores, só colocou mais lenha na fogueira, com feitos que vão desde a polêmica contratação de Leandro Damião por inexplicáveis R$ 42 milhões até a derrota para o Ituano na final do Paulista.

Neste sábado, José Carlos Peres, da Santos Vivo, Nabil Khaznadar, da Avança Santos, Orlando Rollo, da Pense Novo Santos, Modesto Roma Júnior, da Santos Gigante, e Fernando Silva, da Mar Branco, são os "heróis" que esperam assumir o clube mesmo diante da atual situação econômica. De acordo com o último balanço, a dívida circulante beira os R$ 200 milhões. Mas será que desta vez, enfim, o Santos vai conseguir eleger seu novo presidente? 

ESPN esteve com os cinco candidatos; conheça as propostas

Chapa 1
Santos Vivo - Candidato José Carlos Peres

Chapa 2
Avança Santos - Candidato Nabil Khaznadar


Chapa 3
Pense Novo Santos - Candidato Orlando Rollo


Chapa 4
Santos Gigante - Candidato Modesto Roma Jr


Chapa 5
Mar Branco - Candidato Fernando Silva

ESPN.com.br
Comentários

Santos decide presidente em meio a suspeita de fraude, 'maior vergonha' e tensão

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.