Ministro defende jogo no Allianz Parque, pede tornozeleira eletrônica e diz: 'Para que existem grandes estádios?'

Tiago Leme, do Rio de Janeiro (RJ), para o ESPN.com.br
Ministro Aldo Rebelo diz que Copa no Brasil foi 'referência no planeta' e defende Allianz Parque

Já está definido que o jogo entre Palmeiras e Atlético-PR será disputado no Allianz Parque, no domingo. Mesmo assim, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, deu a sua opinião ao ser questionado sobre o tema que causou polêmica nos últimos dias e defendeu a partida no recém-inaugurado estádio alviverde, contrariando a posição inicial do Ministério Público.

Antes da confirmação do local do jogo, houve um desentendimento por causa de um pedido do MP, que temia a violência de torcedores, enfurecidos com um possível rebaixamento do time alviverde, em um estádio moderno e sem alambrado separando as arquibancadas do gramado. Foi cogitado que o duelo fosse realizado no Pacaembu.

"O Ministério Público chegou à conclusão que o jogo pode ser no estádio do Palmeiras. Se todo jogo importante o clube não puder realizar no seu estádio, para que então construiu o estádio? Ou para que os grandes estádios existem?", questionou Aldo Rebelo, que participou do seminário de legados da Copa do Mundo de 2014, nesta quarta-feira, no Maracanã, no Rio de Janeiro.

Torcedor do Palmeiras e sócio do clube, o ministro lamentou as ameaças de violência no futebol brasileiro. Rebelo também falou sobre a situação delicada da equipe paulista na luta para escapar do rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro.

"A violência tem deixado exposto o esporte mais popular do Brasil e do mundo. A violência afasta as pessoas, reduz o respeito que o futebol tem diante da população, diante dos patrocinadores, dos detentores de direitos de transmissão. Vivemos uma situação delicada no Palmeiras, embora o time só dependa do próprio esforço para permanecer na Série A, vem de resultados difíceis. Acho que é possível ganhar o jogo, jogando em casa ao lado da torcida. É preciso o Palmeiras fazer a sua parte, é possível, o Palmeiras tem história, tradição, camisa. Está assentado sobre um pedestal de glórias", afirmou o ministro do Esporte.

Preocupado com a violência nos estádios, Aldo Rebelo ainda pediu o uso de tornozeleiras eletrônicas em torcedores brigões, que desta forma poderiam ser monitorados pela polícia, evitando que eles compareçam às partidas e causem mais confusões.

"Nós estivemos nesses estádios com a mesma configuração do Palmeiras, que receberam final da Copa do Mundo, jogos importantes de Libertadores, Brasileiro. Precisamos ter a preocupação com a segurança, mas o Brasil precisa dar um passo importante para superar essa questão da insegurança, punindo a violência. Eu cheguei a defender que o torcedor flagrado usando a violência, passe a usar tornozeleira para ser impedido de entrar no estádio, não podemos permitir que haja ameaça de violência por causa de um jogo de futebol", finalizou.

Comentários

Ministro defende jogo no Allianz Parque, pede tornozeleira eletrônica e diz: 'Para que existem grandes estádios?'

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.