Dante: 'Psicologicamente não nos preparamos de forma adequada para a Copa'

ESPN.com.br
Getty Images
Dante comentou sobre a questão psicológica da seleção brasileira
Dante comentou sobre a questão psicológica da seleção brasileira

O fator psicológico foi determinante para a goleada histórica da Alemanha sobre o Brasil por 7 a 1 na semifinal da Copa do Mundo. Foi isso o que reconheceu o zagueiro Dante, titular na partida ocorrida no Mineirão, em entrevista ao site da Fifa publicada nesta segunda-feira.

"Para mim, o que aconteceu foi que, psicologicamente, não nos preparamos de forma adequada para a Copa do Mundo. Tínhamos que nos colocar na posição de favoritos e incorporar a necessidade de vencer, mas respeitando o esporte e o que ele tem de imprevisível. Quando nós vimos que tomamos o segundo e o terceiro gols, nós simplesmente não aceitamos o fato. Não raciocinamos. Não pensamos que era preciso encarar a situação e ser mais inteligentes", declarou.

"Isso quando nós todos sabemos que, quando você vive uma má fase dentro de um jogo, é normal você se fechar, parar um pouco. E muitas vezes você acaba achando um gol numa falta, ou um escanteio. Quantas vezes já não vimos isso com nossos clubes?", completou o atleta do Bayern de Munique.

Além disso, o brasileiro citou o contexto que influenciou para que ocorresse a goleada. O Brasil não estava acostumado a jogar em uma situação adversa e ainda tinha que lidar com a pressão de ser o pentacampeão mundial jogando em casa após 64 anos.

"O placar não reflete a diferença de qualidade entre os dois times, mas sim a forma como, psicologicamente, nos colocamos naquele Mundial. Por causa da pressão, não estávamos preparados para adversidades. Desde a Copa das Confederações, em todos os jogos - com exceção da estreia da Copa, contra a Croácia, que foi dificílima - nós saímos na frente no placar, e quase sempre cedo", disse.

"Nós estávamos preparados para sermos campeões, mas não para enfrentar adversidades. E esse clima de ‘temos que ganhar' pode até fazer bem para o trabalho em alguns momentos, mas, psicologicamente, é preciso ter mais visão do que isso

Comentários

Dante: 'Psicologicamente não nos preparamos de forma adequada para a Copa'

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.