Veja como foi, round a round, Foreman x Ali no Zaire, em 1974

Antônio Strini, do ESPN.com.br
Getty
Momento para a história: Muhammad Ali nocauteia o campeão George Foreman
Momento para a história: Muhammad Ali nocauteia o campeão George Foreman

A ESPN e o WatchESPN transmitem a luta na íntegra às 21h (de Brasília)

Primeiro round
Com a guarda baixa, Foreman recebeu vários golpes pesados de Ali, que apelava bastante aos clinches. A famosa dança de pernas do ex-campeão dava o tom, e a torcida delirava a cada soco bem dado no então invicto detentor de títulos. Depois, porém, Foreman foi ao ataque, encaixando diretos no rosto e ganchos nas costelas e fígado de Ali.

Os presentes ao estádio gritavam "Ali! Ali", e ele pedia mais.

Segundo round
O ex-campeão resolveu dar um descanso nos ataques e deixou o prodígio tomar a iniciativa. No entanto, o que se via era um Ali contra-golpeando de forma mais efetiva, levantando os torcedores. Cassius Clay já parecia zombar da cara do adversário, querendo socos mais fortes.

"George está andando, precisa se movimentar", analisou Joe Frazier.

Terceiro round
Muhammad Ali queria brincar. Deixou outra vez seu oponente disparar alguns golpes, mas era ele quem dominava a luta. Foreman buscava principalmente os socos laterais, mas o ex-campeão não aparentava senti-los. Ali acertava um golpe e buscava o clinch, como se não quisesse deixar Foreman balançar ou sentir demais para que depois continuasse o espancamento.

Quarto round
O rosto de George já estava bem machucado, e era lá que Ali seguia acertando seus golpes. O campeão, exausto, não conseguia golpear forte, estava sem precisão. Tudo o que George tentava era neutralizado.

Getty
A tônica da luta no Zaire: Foreman no ataque, Ali nas cordas e castigando com contra-golpes
A tônica da luta no Zaire: Foreman no ataque, Ali nas cordas e castigando com contra-golpes

Quinto round
Muhammad Ali preferia ficar nas cordas, esperando para contra-atacar, como se estivesse descansando. E, outra vez, os golpes de Foreman não conectavam como ele queria. O campeão batia muito, mas Ali pedia mais. Nos últimos 20 segundos, Cassius Clay partiu para o ataque e quase nocauteou o rival. Foram diretos que balançaram um desnorteado George por mais de uma vez até o gongo soar. A torcida, que estava quieta, voltou a explodir.

Sexto round
Desta vez, Ali queria lutar apenas com o braço esquerdo. E os socos iam se conectando diretamente ao rosto de Foreman. Cada soco, um grito dos presentes. Muhammad, então, iniciou as provocações, pedindo mais, acertando um ou outro soco potente no rosto do campeão. A luta já tinha dono.

Novos gritos de "Ali! Ali", e o ex-campeão acompanhava o ritmo. "Ali pode ganhar em um flash", previu o repórter David Frost.

Sétimo round
Andando no ringue, George Foreman estava exausto. Suas tentativas de machucar o desafiante eram em vão. Controlando o combate, Ali queria prolongar o seu show.

"Muhammad Ali é irreal. George Foreman não parece ter mais o que mostrar", afirmou Jim Brown.

Oitavo round
Ali partiu para o ataque de novo e depois deixou o campeão tentar lhe acertar. Brincando de disparar javs, Cassius Clay esperou apenas o momento certo para encerrar a luta. Então, restando 12s para o fim do round, Muhammad Ali acertou uma sequência de cinco socos, o último um direto de direita no rosto de George Foreman, que desabou. O árbitro Zack Clayton abriu contagem, o campeão levantou, mas já era tarde. Um nocaute puro, como nos velhos tempos.

Muhammad Ali era, novamente, o dono dos pesos pesados.

Já nos vestiários, o novo campeão voltou a soltar o verbo: "Está ao vivo? Todo mundo pare de falar agora. Atenção: eu disse a todos os meus críticos, eu disse a todos que sou o maior de todos os tempos. Eu disse que hoje ainda sou o maior de todos os tempos. Nunca mais digam que vou ser derrotado. Nada no mundo conseguirá me tirar este título até que eu complete 50 anos".

Veja abaixo, na íntegra (em inglês), a luta 'The Rumble in the Jungle:

Comentários

Veja como foi, round a round, Foreman x Ali no Zaire, em 1974

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.