Treinador da 'geração de ouro' reassume a seleção da Romênia

ESPN.com.br com agência EFE
Getty Images
Anghel Iordanescu Romênia Copa do Mundo 1994
Iordanescu é celebrado após vitória da Romênia sobre a Argentina nas oitavas da Copa de 1994

O veterano treinador Anghel Iordanescu, de 64 anos, foi nomeado técnico da Romênia, pela terceira vez na sua carreira, nesta segunda-feira. O acerto veio apenas algumas horas depois de o antigo comandante, Victor Piturca, ter comunicado à Federação de Futebol do país que deixaria o cargo.

Na sua primeira experiência, levou a "geração de ouro" do país, capitaneada pelo craque Gheorghe Hagi, até às quartas de final da Copa de 1994, nos Estados Unidos.

Conhecido como "o general" por causa de sua experiência militar durante o regime comunista, o treinador acumula passagens como técnico da Romênia nos períodos de 1993 a 1998 e 2002 a 2004. Além disso, já treinou a Grécia em 1998 e 1999.

Idarnescu, que já era dirigente, acumulará as funções de treinador e diretor e terá seu primeiro jogo à frente do time no dia 14 de novembro, em Bucareste, contra a Irlanda do Norte, que é líder do grupo F da fase de classificação para a Eurocopa 2016.

Como jogador, Iordanescu era um atacante perigoso do Steaua Bucareste, foi campeão da Copa da Europa em 1986, contra o Barcelona, e chegou à seleção 57 vezes. Entrou na política em 2004 e foi senador entre 2008 e 2012.

Comentários

Treinador da 'geração de ouro' reassume a seleção da Romênia

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.