Rivais na Champions League, Barcelona e Ajax mantém viva herança de Cruyff

Henrique Munhos, para o ESPN.com.br
Getty
As duas equipes estão entre as primeiras nos rankings que tem o passe como principal fundamento
Equipes estão entre as primeiras nos rankings que tem o passe como principal fundamento

Meia clássico e um dos maiores craques de todos os tempos, Johan Cruyff marcou época como jogador e como treinador. Seu estilo de jogar e de pensar futebol, baseado na posse de bola, deixou uma herança que segue viva até hoje no Barcelona e no Ajax, times pelos quais o holandês passou dentro e fora de campo e que se enfrentam nesta terça-feira, às 16h45, pelo grupo F da Uefa Champions League, com transmissão da ESPN Brasil e do WatchESPN.

As duas equipes estão entre as primeiros colocadas em três dos principais quesitos que têm o passe como fundamento principal. O Barcelona é o segundo time com maior posse de bola na Champions League até o momento, com 66,8% de média. O Ajax está no quinto lugar, com média de 58% nos dois primeiros jogos da competição.

No número de passes, o time catalão também está na vice-liderança, com 1411 passes completos. Já o clube holandês ocupa a quarta posição, com 1092. Os times melhoram de posição ao contarmos a porcentagem de acerto no número de passes, com o Barcelona ocupando a liderança (com 89,5%) e o Ajax ficando no terceiro lugar (com 87,2%).

Outros pontos unem essas duas equipes, a começar pelo banco de reservas. Tanto Frank de Boer, técnico do Ajax, como Luis Enrique, comandante do Barcelona, foram anteriormente jogadores do time que hoje dirigem. De Boer, inclusive, passou também pelo Barça, onde foi companheiro do hoje adversário.

Tanto pelo lado espanhol quanto pelo lado holandês, quem lidera as estatísticas de passes completos na competição europeia é um defensor. Daniel Alves ocupa a vice-liderança de todo o torneio, com 179 passes, enquanto o zagueiro Moisander é o líder no Ajax com 154 passes.

Bayern de Guardiola é soberano até o momento 

Dirigido por Pep Guardiola, ex-comandante do Barcelona, amante da posse de bola e do jogo bonito, o Bayern de Munique desponta como "o time a ser batido" nos rankings de posse de bola da Champions. O clube alemão é quem mais tem a bola sob seu controle no torneio, com 68,4%. Além disso, os bávaros foram quem mais passes deram no torneio até o momento, com 1424. Em ambas as estatísticas, o Bayern já havia sido o primeiro colocado na última edição da competição.

Xabi Alonso, que chegou nesta temporada vindo do Real Madrid, é o jogador que mais deu passes na competição: foram 207 ao todo, com 90% de acerto.

Comentários

Rivais na Champions League, Barcelona e Ajax mantém viva herança de Cruyff

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.