Djokovic 'apaga', mas volta e espanta zebra treinada pela esposa em Xangai

ESPN.com.br
Reuters
Tênis Novak Djokovic Masters 1.000 Xangai China 09/10/14
Djokovic 'apagou', voltou e eliminou rival cazaque treinado pela esposa em Xangai 

De um lado, o número 1 do mundo, Novak Djokovic; do outro, um cazaque treinado pela esposa. Em quadra, nada de jogo fácil para o sérvio, que teve de suar muito, mas muito mesmo para superar o 'apagão' que teve no segundo set e bater um inspirado rival nesta quinta-feira por 2 sets a 1, com pariciais de 6-3, 4-6 e 6-4, e avançar para às quartas de final do Masters 1.000 de Xangai, na China. 

A cada ponto na partida, uma torcedora se contorcia nas cadeiras. Era a russa Anastasia Ulikhina, técnica do namorado e depois marido Mikhail Kukushkin desde 2009, em uma das histórias mais curiosas do circuito. E por alguns momentos, ela teve motivos de sobra para acreditar que a zebra sairia vitoriosa.  

Mas por mais que o número 85 do mundo tenha dado trabalho, Novak Djokovic não é o melhor do mundo por acaso e não quer peder o posto de "rei da Ásia", afinal, ele vem de um pentacampeonato no ATP de Pequim e busca o tricampeonato em Xangai. 

Após vencer o primeiro set com facilidade, por 6-3, o sérvio 'apagou'. Desconcentrado, passou a errar demais e viu Kukushkin crescer e acreditar que poderia vencer a partida. Focado, o cazaque surpreendeu e fez 6-4, mas Djokovic voltou.    

Reuters
Tênis Mikhail Kukushkin Cazaquistão Masters 1.000 Xangai China 09/10/14
Mikhail Kukushkin é treinado pela esposa

O líder do ranking se impôs de novo, quebrou o serviço do rival no terceiro set e fechou, após 2h06, a partida ao vencer a parcial por 6-4.

Agora, ele vai enfrentar nas quartas de final o espanhol David Ferrer, número 5 do mundo e que mais cedo eliminou o britânico Andy Murray, 11º da lista da ATP.

O jogo - No primeiro set, Novak Djokovic fez valer sua posição de número 1 do mundo, impôs seu jogo e não teve dificuldades para superar Mikhail Kukushkin por 6-3, dando a impressão que repetiria a vitória tranquila da estreia contra o austríaco Dominic Thiem, por 2 a 0 e com parciais de 6-3 e 6-4. Mas não foi bem assim.  

Na segunda parcial, o cazaque já começou quebrando o serviço do sérvio e abrindo 2-0 de vantagem. Com 5-2 a seu favor, chegou a ter o set point, mas o rival europeu virou, venceu a parcial e diminuiu sua desvantagem para 5-3. 

Djokovic, então, embalou. No game seguinte, vibrando muito a cada bola no chão, ele quebrou o saque do rival, deixou a disputa em 5-4 e voltou para o duelo.   

Mas mesmo com o sérvio sacando, Kukushkin foi muito bem, conseguiu boas devoluções e no terceiro set point, enfim, fechou o segundo set, empatando a partida e abrindo uma chance real de se tornar a maior zebra da disputa em Xangai.

Veio o terceiro set, e o equilíbrio deu-se até o quinto game, quando um Djokovic mais concentrado e errando menos quebrou o saque de Kukushkin e abriu 3-2. Na parcial seguinte, sacando, confirmou seu serviço e fez 4-2.  

O sérvio teve tudo para abrir 5-2 e encaminhar o triunfo no sétimo game, já que chegou a abrir 40-0, mas, em uma reação incrível, o cazaque acertou seu serviço e surpreendentemente virou, vencendo a parcial e diminuindo sua desvantagem para 4-3. Mas foi em vão.

Frio, Djokovic, então, confirmou seu serviço, fazendo 5-3, não fez muita força para quebrar o rival na parcial seguinte e, com 5-4 a seu favor, sacou com precisão para fechar o confronto, espantar a zebra cazaque e se garantir na próxima fase.  

Comentários

Djokovic 'apaga', mas volta e espanta zebra treinada pela esposa em Xangai

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.