Aplausos, liderança e história: Samper, o primeiro jogador 100% Barça

Thiago Arantes, de Barcelona, para o ESPN.com.br
100% Barça, Samper sempre mostrou que tinha algo especial: 'Um grande descobrimento', diz técnico

Reveja o jogo entre Barcelona e Apoel, na íntegra, no WatchESPN

Sergi Samper chegou tímido à zona mista - a área de entrevistas em que os repórteres se espremem por declarações dos jogadores. Era sua primeira vez ali, e ele havia acabado de fazer história.

 

O meio-campista, de 19 anos, tornara-se, minutos antes, o primeiro jogador 100% formado pelo Barcelona a vestir a camisa do time principal em uma competição. Samper chegou ao clube aos 6 anos, ainda na Escola Barça; nunca mais saiu.

Esta quarta-feira, 17 de setembro de 2014, foi esperada por muitos anos. Nos jornais, os textos sobre Samper, o primeiro canterano 100% do Barcelona, estava escrito havia alguns meses; anos, talvez.

Desde os 14, 15 anos, o garoto era apontado como uma pérola de La Masia, a fábrica de talentos do Barcelona. Desde que entrou na escolinha do clube, ele sempre foi capitão - acumulou títulos e premiações, mesmo jogando em uma posição ingrata, a de volante. Samper sempre foi um líder.

Uma liderança que levou para seu primeiro jogo como profissional. Com 102 passes, ele foi quem mais tocou na bola em toda a partida. Mais do que isso, não era raro vê-lo passando para Xavi e dizendo ao companheiro instruções do que fazer na jogada.

Xavi, o cérebro do melhor Barcelona na história.

Xavi, que estreou no time profissional do Barcelona, quando Samper tinha apenas três anos. Na quarta-feira, o garoto foi aplaudido mais de uma vez pelas jogadas que fez no Camp Nou.

"É incrível, estou muito feliz. A verdade é que realizei um sonho. A alegria é imensa", disse o jovem, numa mistura de calma e timidez, sem mostrar com sorrisos a alegria que dizia sentir.

Getty
Jovem mostrou personalidade e foi o maior passador do Barcelona
Jovem mostrou personalidade e foi o maior passador

Quem conhece Samper há muito tempo, diz que ele é assim mesmo: um tipo quieto, calado, que costuma concentrar-se no jogo - e em nada mais fora dele.

"Sou principalmente um jogador de equipe. Tento sempre mover o time, estar bem posicionado e dar velocidade ao jogo". É assim que Samper se define como jogador. Foi assim que ele se mostrou nos 90 minutos da vitória por 1 a 0 sobre o Apoel.

"Ele é o tipo de jogador que tem personalidade para estrear em um jogo de Champions League e errar só um passe. É uma grande descoberta do clube, outro jogador que vai nos ajudar", afirmou o treinador Luis Enrique, logo depois da partida.

Diante de uma boa estreia e da tranquilidade do jovem volante, restam poucas dúvidas de que ele terá mais chances no time principal.

Mas uma dúvida persiste: a pronúncia do sobrenome. Afinal, é "Sâmper" ou "Sampér"?

"Meu sobrenome é ‘Sampér', mas já me chamam de ‘Sâmper' desde sempre, então podem chamar assim mesmo".

Seja Sâmper, ou Sampér, o garoto de 19 anos já está na história como o primeiro jogador 100% formado em um dos clubes que mais se vangloria de sua base.

Agora, é a hora de escrever novas páginas.

Comentários

Aplausos, liderança e história: Samper, o primeiro jogador 100% Barça

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.