No Dia da Catalunha, Barcelona luta e consegue ressuscitar camisa 'política'

Thiago Arantes, de Madri, para o ESPN.com.br
Getty
Neymar com a camisa amarela e vermelha: Barcelona quer usá-la de novo
Neymar com a camisa amarela e vermelha: Barcelona utiizará a Senyera outra vez

O dia 11 de setembro é especial para os catalães. Conhecida como Diada - ou Dia Nacional da Catalunha - a data é lembrada com festa e, invariavelmente, com pedidos pela independência da região.

 

Pedidos que, neste ano, quando se completam três séculos da queda de Barcelona na Guerra de Sucessão Espanhola, ficam ainda mais fortes. Em novembro, uma consulta popular pode dar mais um passo rumo à independência catalã.

O Barcelona, por mais que não se envolva oficialmente na questão, lutou nos bastidores para dar uma contribuição simbólica à principal data catalã. A diretoria do clube pediu à Federação Espanhola para que o time entre em campo contra o Athletic Bilbao, no sábado, usando a camisa com as cores da bandeira da Catalunha.

O pedido foi aceito. Na manhã desta quinta-feira, a Liga Espanhola confirmou que o clube poderá usar o uniforme.

A camisa com a Senyera - com listas amarelas e vermelhas - foi utilizada pela equipe na temporada passada. Embora tenha sido um sucesso de vendas, em 2014-15, ela deu lugar ao laranja como segunda opção da equipe. Mas, diante a importância política da data, voltará a campo no sábado.

O entrave à utilização da camisa amarela e vermelha estava no regulamento da Liga Espanhola, que diz que uma equipe deve jogar com seu primeiro uniforme e que, caso haja coincidência de cores, o time visitante terá de mudar sua vestimenta.

Getty
Em dezembro passado, Barcelona usou a Senyera contra o Athletic
Em dezembro passado, Barcelona usou a Senyera contra o Athletic

Sendo assim, segundo as regras, o Barcelona teria de usar o tradicional azul e grená. Mas, por toda a simbologia desta semana na Catalunha, a diretoria entrou em contato, também, com dirigentes do Athletic e com o árbitro David Fernández Borbalán para que uma solução fosse encontrada.

O árbitro aprovou, o Athletic, também. Faltava apenas a Liga Espanhola, que disse "sim" ao pedido nesta quinta.

A ideia é que o Barcelona jogue com a Senyera, e o Athletic utilize seu primeiro uniforme, branco com listras vermelhas. As duas equipes enfrentaram-se assim em dezembro passado, no estádio de San Mamés, em Bilbao, com vitória dos bascos por 1 a 0.

A diferença, que poderia causar problemas, é que naquela ocasião, a partida aconteceu à noite, e a distinção entre as camisas era mais fácil. Neste sábado, os dois times jogam 16 horas no horário catalão (às 11 horas de Brasília), o que poderia dificultar a visualização para o árbitro, o público e os próprios jogadores na hora de diferenciar as camisas em campo.

Comentários

No Dia da Catalunha, Barcelona luta e consegue ressuscitar camisa 'política'

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.