Felipão repreende racistas, mas diz que Grêmio não deveria ser punido

ESPN.com.br
Felipão repreende racistas: 'Acho isso uma aberração'

O técnico do Grêmio, Luiz Felipe Scolari, atacou os torcedores racistas do time, mas disse acreditar que o Tricolor Gaúcho não deveria ser punido pelas manifestações contra o goleiro Aranha, do Santos, durante partida entre as equipes, quinta-feira passada, pela Copa do Brasil.

Neste domingo, durante vitória sobre o Bahia, no Brasileirão, alguns torcedores voltaram a usar a palavra ‘macaco' para ofender o rival Inter - a expressão é comumente utilizada contra o Colorado.

"As ofensas deste domingo - Não ouvi, mas acho isso uma aberração, acho isso uma tristeza, pra todos nós. Basta, não só nós do futebol, mas basta a população em geral. O governo e todos temos que dar um chega pra acabar com essa bobagem. O governo, através da escola, campanhas e nós, pelos nossos pronunciamentos. Afinal, cor não quer dizer nada. O que quer dizer muito é caráter. Acho absurdo que algumas pessoas ainda se expressem dessa forma", disse Felipão.

O treinador revelou que ele e seus jogadores enviaram uma mensagem a Aranha em forma de solidariedade.

De acordo com o Código Brasileiro de Justiça Desportiva, atitudes discriminatórias, que consideram também em razão de raça e de cor, podem acarretar até em exclusão de uma equipe de determinada competição.

A Procuradoria do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) confirmou que irá denunciar o Grêmio pelo episódio de injúria racial sofrida pelo goleiro do Santos. Além da punição desportiva, o Tricolor pode receber multa de até R$ 100 mil.

O duelo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil, que deveria acontecer na próxima quarta-feira, foi adiado devido ao incidente.

"Alguns acham que o clube pode ser punido, entendo que o clube não tem nada a ver com a situação", opinou Scolari.

O presidente do Grêmio, Fábio Koff, também disse esperar que o clube não pague pelos atos racistas de alguns torcedores, mas se mostrou preocupado com as novas manifestações registradas discriminatórias neste domingo.

"Hoje, uma facção da torcida praticamente acaba com a tese do Grêmio - tese de defesa no julgamento. Estamos à beira de um julgamento que pode nos excluir de uma competição. Parece que, propositadamente, querem prejudicar o julgamento de quarta feira. Que gremista é esse, que torcedor é esse que vem ao estádio para prejudicar seu clube? Que providências maiores temos que tomar para que a história não se repita? Eu não sei."

"Vamos ver se identificamos os torcedores de hoje também e excluímos do estádio - dois sócios foram expulsos por ofensas na partida com o Santos. Mas aquele episódio não pode ser generalizado, acho que não devemos ser punidos."

Flickr/Grêmio
Felipão dá ordem aos jogadores do Grêmio em vitória sobre o Bahia, pelo Campeonato Brasileiro
Felipão dá ordem aos jogadores do Grêmio em vitória sobre o Bahia, pelo Campeonato Brasileiro
Comentários

Felipão repreende racistas, mas diz que Grêmio não deveria ser punido

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.