Goleiro da Iugoslávia em 3 Copas, Vladimir Beara morre aos 85 anos

ESPN.com.br com agência EFE
Getty
Vladimir Beara foi uma lenda do futebol iugoslavo
Vladimir Beara foi uma lenda do futebol iugoslavo

Vladimir Beara, considerado por muitos especialistas como o melhor goleiro da história da antiga Iugoslávia, morreu na noite de domingo, aos 85 anos, na cidade de Split (Croácia) devido a um derrame cerebral, informou nesta segunda-feira a agência de notícias Hina.

"O futebol croata e mundial perdeu um verdadeiro gigante de nosso jogo. Os maiores goleiros e especialistas apontavam Beara como 'o melhor', o que explica suficientemente a marca inesquecível que deixou", disse o presidente da União de Futebol Croata, o ex-atacante Davor Suker. "O futebol croata, por isso, nunca esquecerá do único e irrepetível Vladimir Beara."

O ex-goleiro defendeu o Hajduk Split, com o qual ganhou três títulos doo Campeonato Iugoslavo, de 1947 a 1955, quando se transferiu para o Estrela Vermelha, de Belgrado.

Ele ganhou o apelido de "grande Vladimir", mas também o "homem de borracha" por sua extraordinária agilidade, e o "bailarino com punhos de aço", já que, quando jovem, chegou a treinar no Teatro Nacional de Split.

Em Belgrado, ele também teve uma carreira brilhante, conquistando quatro campeonatos e duas taças e, nos anos 50, foi o goleiro da seleção iugoslava que conquistou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de 1952, em Helsinque.

Beara defendeu a Iugoslávia em 60 partidas e disputou três Copas do Mundo (1950, 1954 e 1958). Ele encerrou a carreira de jogador no Viktoria, da Alemanha, em 1964. Como treinador, ele dirigiu vários clubes alemães e iugoslavos.

Nos anos 70, Beara foi técnico de Camarões por dois anos e levou à seleção os então jovens Roger Milla, Thomas N'Kono e Joseph-Antoine Bell.

Comentários

Goleiro da Iugoslávia em 3 Copas, Vladimir Beara morre aos 85 anos

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.