Alemanha quebra sina de 'Copa América' e é primeira europeia a ganhar 'fora de casa'

A. Linares, Felipe Lyra, Igor Resende, Lucas Borges, Pedro H. Torre e Tiago Leme
Getty
Jogadores da Alemanha comemoram o gol na final da Copa do Mundo
Jogadores da Alemanha comemoram o gol na final da Copa do Mundo

A Copa do Mundo que estava marcada pelas ótimas atuações dos times do continente americano agora ficará marcada como a primeira em que um time europeu conseguiu se sagrar campeão mesmo jogando em ‘solo inimigo', na América.

Os germânicos bateram a Argentina por 1 a 0 neste domingo na prorrogação e se tornaram os primeiros europeus a levantar um troféu na casa dos rivais sul-americanos. A Alemanha também é a segunda seleção do Velho Continente a ser campeã longe de casa, já que em 2010 foi a Espanha que levou a taça na África.

O mais curioso é que o título europeu aconteceu justamente em uma Copa em que quase todos os times da América vinham bem. Somando Conmebol e Concaf, apenas Equador e Honduras foram eliminados ainda na primeira fase. O continente americano tinha oito representantes nas oitavas.

Os alemães igualam, assim, o Brasil como os únicos a ganharem jogando fora de casa - os brasileiros levaram a melhor em 1958, na Suécia.

O título germânico ainda confirma a virada da Europa para cima da América do Sul. Com três títulos seguidos, os europeus agora levam a melhor por 11 a 9 na disputa com os sul-americanos.

Comentários

Alemanha quebra sina de 'Copa América' e é primeira europeia a ganhar 'fora de casa'

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.