Para ir à final da Copa, Brasil precisa quebrar 'tabu sem Neymar' de 1765 dias

Diego Garcia, do ESPN.com.br
Getty
Neymar lesionou as costas e está fora da Copa do Mundo
Neymar lesionou as costas e está fora da Copa do Mundo

A seleção entra em campo nesta terça-feira precisando superar não apenas uma das mais fortes equipes da Copa do Mundo, a Alemanha, mas também para ignorar a ausência de seu principal astro, o atacante Neymar. O problema é que o camisa 10 só não atuou em seis dos últimos 60 jogos do Brasil e que, sem ele em campo, a última vitória brasileira contra um ex-campeão mundial foi em 2009, há exatos 1765 dias.

Com ele no gramado, no período, foram 14 duelos contra um dos sete países que já venceram a Copa do Mundo. Seis vitórias - contra Argentina (duas vezes) Uruguai, França, Itália e Espanha -, três empates - com Argentina, Itália e Inglaterra - e cinco derrotas - diante de Inglaterra, Alemanha e Argentina (três vezes). Sem ele, apenas o revés por 1 a 0 contra a França, em Paris, marcou o único encontro brasileiro contra uma potência.

Antes disso, o Brasil jogou contra um ex-campeão mundial e venceu pela última vez no dia 5 de setembro de 2009. Na ocasião, Luis Fabiano fez dois gols e comandou a vitória por 3 a 1 contra a Argentina, no Estádio gigante de Arroyito, em Rosário. Luisão fez o outro, enquanto Dátolo descontou para a equipe da casa. No mesmo ano, o time de Dunga venceu Uruguai (4 a 0), Inglaterra (1 a 0) e Itália (2 a 0 e por 3 a 0).

Sem Neymar, o Brasil atuou apenas em seis oportunidades nos últimos quatro anos. Além do já citado tropeço diante dos franceses, o time verde e amarelo venceu todas as outras partidas. Nenhuma delas, contudo, contra alguma seleção considerada tradicional no futebol mundial. As vitórias por 3 a 0 contra o Irã, 2 a 0 na Ucrânia, 2 a 0 no Gabão, 2 a 0 no Egito e 3 a 1 na Dinamarca não servem de padrão para comparar ao forte elenco germânico.

Abalado, Neymar desabafa e manda recado: 'Meu sonho ainda não acabou'

O camisa 10 brasileiro ficou de fora da Copa do Mundo depois de fraturar uma vértebra da coluna após sofrer entrada dura do colombiano Zuñiga, em confronto ocorrido no último sábado. A seleção venceu o rival sul-americano por 2 a 1, em Fortaleza, e se credenciou a disputar a semifinal do certame. Brasil e Alemanha se encontram nesta terça, em duelo marcado para o Estádio do Mineirão. Quem vencer pega Argentina ou Holanda na decisão.

Na última vez que Brasil e Alemanha se enfrentaram, os europeus venceram por 3 a 2; relembre
Brasil x Alemanha de 2004 teve clima de revanche, obra prima de R. Gaúcho e confusão com R. Carlos; reveja
Comentários

Para ir à final da Copa, Brasil precisa quebrar 'tabu sem Neymar' de 1765 dias

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.