Favorito a vaga, 'alemão' Dante diz: 'Conheço as qualidades deles e alguns defeitos'

André Linares, Camila Mattoso, Lucas Borges e Paulo Cobos, de Belo Horizonte
Getty
Dante comemora título da Bundesliga
Dante comemora título da Bundesliga desta temporada com o Bayern

O cartão amarelo dado pelo árbitro Carlos Velasco Carballo aos 19 minutos do segundo tempo de Brasil 2 x 1 Colômbia, no Castelão, tirou o capitão do time da casa, Thiago Silva, das semifinais da Copa do Mundo, terça-feira que vem, no Mineirão, contra a Alemanha.

Mas a má notícia tem seu lado positivo. Por mais que a CBF ainda tente anular a suspensão do seu zagueiro, o mais provável é mesmo que Dante ocupe a vaga na defesa ao lado de David Luiz. Henrique corre por fora.

E Dante conhece muito bem o adversário da próxima terça. "Sei das qualidades deles, de alguns defeitos também."

Praticamente desconhecido pelo período em que defendeu Catuense, Galícia, Capivariano e Juventude no Brasil, de onde partiu aos 19 anos, o baiano de Salvador atua desde 2009 na Alemanha.

'A Alemanha às vezes não acredita que pode vencer o Brasil', diz PVC

Começou jogando no Borussia Monchengladbach e em 2012 foi contratado pelo Bayern de Munique, onde divide vestiário com sete atletas da seleção alemã que disputa o Mundial: o goleiro, Manuel Neuer, o zagueiro Jérôme Boateng, os meias Bastian Schweinsteiger, Thomas Müller, Philipp Lahm e Toni Kroos e o atacante Mario Götze.

Dante, que aproveitou seus contatos germânicos durante a Copa até mesmo para divulgar seu clube do coração, o Bahia, garante que não está mantendo contato com os agora rivais - "não falo muito com eles nesse momento, deixo eles concentrados lá."

Mowa Press
Dante Treino Seleção Granja Comary 02/06/14
Dante treina com a seleção na Granja Comary 

No entanto, pode apontar o caminho da vitória.

"Jogar lá ajuda, mas sabemos que durante a partida eles são imprevisíveis e tudo pode acontecer", alerta. "O time da Alemanha é muito bom, é muito bem estruturado. Eles jogam muito compactamente, se conhecem bem e têm muitas qualidades."

"A melhor arma é como eles lidam com cada situação de jogo. Quando têm espaço, conseguem criar e na bola parada, são perigosos. É mais o conjunto, não tem um jogador que você possa ter atenção especial, o grupo é muito forte."

O diagnóstico parece preocupante, mas Dante acredita que se o Brasil repetir os bons momentos da vitória sobre a Colômbia, sexta-feira passada, pode avançar à final da Copa.

Se Brasil vencer a Copa sem Neymar terá muito mais valor, diz João Máximo

"Os alemães, não vou mentir, têm muito poucos defeitos. Psicologicamente, é um time muito bem equilibrado. Mas se o Brasil pegar a Alemanha forte como pegou a Colômbia, jogar compactamente e não dar espaço, sempre um mordendo o outro, eles vão ter bastante trabalho."

PVC: 'Willian, Fred e Oscar são candidatos a Amarildo e Garrincha de 2014'; veja a análise
Comentários

Favorito a vaga, 'alemão' Dante diz: 'Conheço as qualidades deles e alguns defeitos'

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.