70mil km de vias cicláveis: como as bikes dominaram a Alemanha | Bike é Legal

Bike é Legal

HOME Bike é Legalclique no header para voltar a home

Considerado um dos países com melhor estrutura para ciclistas no mundo, a Alemanha possui hoje mais de 70mil km de vias cicláveis ao longo de seu território. Sim, 70 mil quilômetros!

Além das estruturas que tornaram o uso das magrelas mais seguros dentro das cidades, como ciclovias e ciclofaixas para quem pedala em trajetos diários, os alemães investiram também numa outra modalidade do deslocamento em duas rodas: o cicloturismo.

Renata Falzoni
Alemanha tem 70 mil km de vias cicláveis
Alemanha tem 70 mil km de vias cicláveis

Hoje, um ciclista alemão pode sair da capital Berlim e pedalar até Hamburgo, Munique ou Dusseldorf, por exemplo, sempre por vias destinadas ao uso da bicicleta, sinalizadas, compartilhadas com outros veículos e seguras. Até aqui, já foram implantadas 70 rotas cicloturísticas de longa distância pelo país. Saiba mais e conheça as rotas neste link, em inglês.

Situação muito diferente do Brasil, em que estradas e rodovias são excludentes para com pedestres e ciclistas.

Pensando nos ciclistas, o setor de turismo do país europeu preparou até um material especial para quem quer viajar em bicicleta, com rotas, dicas e tudo o que o ciclista precisa saber para conhecer as mais diferentes regiões da Alemanha sem precisar trocar a bike por um carro, trem ou avião.

Além do interesse ambiental e humano da promoção da bicicleta, os alemães garantem que o retorno financeiro também acompanha essas políticas. Ou seja, investir no turismo em bicicleta também dá dinheiro ao país, diz Christian Tänzler, do visitBerlim.de.

Confira a história de como a bike ganhou tanto espaço na Alemanha na videorreportagem de Renata Falzoni:

Comentários

70mil km de vias cicláveis: como as bikes dominaram a Alemanha | Bike é Legal

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.