Viaduto do Projeto Copa desaba e mata pelo menos duas pessoas em Belo Horizonte

Camila Mattoso, de Belo Horizonte (MG), para o ESPN.com.br
Os sorrisos da Copa do Mundo em Belo Horizonte foram interrompidos pela tragédia do Viaduto; veja

Uma parte do Viaduto Guararapes, na Avenida Pedro I ao lado do acesso com a Olímpio Mourão Filho, em Belo Horizonte, que estava em construção entre as obras do Projeto Copa, desabou na tarde desta quinta-feira. Segundo informações iniciais divulgadas pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais, ao menos duas pessoas morreram e 19 ficaram feridas - os Bombeiros falam em apenas uma vítima fatal. Um ônibus, um carro e dois caminhões foram atingidos pela queda do bloco de cimento. A prefeitura decretou três dias de luto.

"Temos confirmadas duas pessoas falecidas. Há ainda um carro sob o viaduto. Em mais duas horas será retirada a pessoa. Não sabemos se transportava mais alguém. Estamos identificando todas as vítimas para que tenham toda a assistência necessária. Decretamos três dias de luto na cidade e vamos analisar se teve algum erro de engenharia, projeto ou construção. Mas o mais importante é darmos toda assistência possível à família das vítimas. Dos 19 feridos, dois tiveram que passar por cirurgia", disse o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda.

A Polícia Militar e os Bombeiros chegaram prontamente com mais de 10 viaturas ao local, no Bairro São João Batista, para socorrer os feridos atingdos pela tragédia. Segundo a PM, dez funcionários da construção foram atingidos, mas o número de vítimas fatais pode ser alto. Uma equipe da Sudecap foi acionada e um helicóptero também ajuda na ocorrência.

"O colapso de uma alça do viaduto que atingiu quatro veículos. Temos de lá para cá dois caminhões que pertencem à empresa que conduz a obra. De acordo com o encarregado, os caminhões estavam vazios, sem vítimas. Temos um ônibus coletivo em que socorremos 13 pessoas, com uma vítima fatal dentro desse ônibus", afirmou Edgard Estevo da Silva, tenente coronel do Corpo de Bombeiros.

Divulgação
Veículo ficou soterrado após tragédia
Veículo ficou soterrado após tragédia

A estrutura seria inaugurada nos próximos dias, começou a ser construída há um ano e faz parte do complexo de obras para o alargamento da avenida. A construção já estava em fase final de acabamento, com a retirada das vigas de sustentação. 

Outra parte da mesma obra já tinha sido interditada há alguns meses por problemas na estrutura, quando uma alça que estava sendo erguida na Rua Montese, no Bairro Santa Branca, havia cedido trinta centímetros. 

"O segundo viaduto está sendo vistoriado pela polícia civil e aí vamos saber se pode dar continuidade da forma que está. A pessoa que morreu e está dentro do ônibus estava na posição do motorista. É uma mulher, não temos acesso a tudo ainda, mas ela está na posição que indica ser a motorista desse ônibus", analisou Edgard Estevo.


"Existe um outro veículo de passeio que está totalmente debaixo do viaduto. Não tivemos acesso a esse veículo e não sabemos se existe vítima nesse local. Nem mesmo descartamos a possibilidade de alguma pessoa viva nesse veículo. Estamos com uma câmera especial nos escombros para buscar algo", continuou o tenente, também responsável pelo setor de comunicação dos Bombeiros.

"Não sabemos se é falha de projeto ou de construção. Não estava aberto ao tráfego e nem entregue à prefeitura. Um inquérito vai ser aberto e essa análise será feita com todo o cuidado. Uma construção como essa teve o projeto acompanhado por nós. Não foi feito pela prefeitura e sim por uma empresa que ganhou licitação para isso. É uma empresa renomada e de sucesso no mercado. Ouve algum erro, mas o levantamento vai apurar essas responsabilidades", continuou o prefeito de Belo Horizonte.

O viaduto está sendo construído sobre a Avenida Dom Pedro I, no processo de duplicação de via para a implantação do Move. O ponto do acidente fica a cerca de quatro quilômetros do Estádio do Mineirão, sede de diversas partidas da Copa do Mundo.

Veja momento em que Viaduto do Projeto Copa desaba em Belo Horizonte
Comentários

Viaduto do Projeto Copa desaba e mata pelo menos duas pessoas em Belo Horizonte

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.