Na véspera da Copa, Dilma inaugura na BA o metrô que demorou 14 anos para ficar pronto

Francisco De Laurentiis, de Salvador (BA), para o ESPN.com.br
Elói Correa/GOVBA /Divulgação
Metrô Salvador
Após 14 anos, metrô de Salvador finalmente saiu do papel

A presidente Dilma Rousseff inaugurou nesta quarta-feira a Linha 1 do metrô de Salvador, que demorou 14 anos para ficar pronta. O evento ocorre um dia antes do início da Copa do Mundo, e vem em boa hora, já que o meio de transporte será utilizado por torcedores para facilitar a ida à Fonte Nova.

Apesar do longo tempo de construção, a linha tem apenas 7,3 km de extensão, funcionando entre as estações Lapa e Retiro (cinco paradas ao todo).

O trajeto que foi percorrido por Dilma e pelo governador Jacques Wagner nesta quarta, no entanto, foi apenas entre Acesso Norte e Campo da Pólvora. Na ida, os políticos foram agraciados com água de cheiro pelas baianas. Já na chegada, foram recepcionados pelas batucadas do Olodum.

"Parecia que tinha uma cabeça de burro enterrada aqui... Fomos vendo, ao longo dos anos, muitas cidades inaugurando seus sistemas de metrô, e nós, nada. Viramos motivo de pilhéria. Salvador há muito tempo precisava de um sistema de transporte como esse, e hoje é um orgulho e uma satisfação inaugurar o metrô após longos anos. Isso é coisa de gente grande e de cidade importante como a nossa Salvador", discursou Wagner.

Nos primeiros 90 dias, o metrô funcionará em operação assistida, sem cobrança de tarifa. Já a partir de 15 de setembro, será iniciada a operação comercial, com cobrança: R$ 3,10 (só metrô), R$ 3,90 (integração com ônibus). Cada trem possui por quatro vagões e transporta mil passageiros, numa velocidade média de 80 km/h, com intervalo de 10 minutos nas estações.

Nos dias de jogos da Copa do Mundo em Salvador, o serviço será exclusivo para os torcedores que vão assistir as partidas na Fonte Nova. Ou seja, para embarcar, é necessário ter ingresso para jogo ou estar credenciado para o evento da Fifa.

Reprodução/Twitter
Baianas Metrô Salvador 11/06/2014
Baianas receberam Dilma na estação Acesso Norte

No Mundial, o metrô começará a operar cinco horas antes do início das partidas e encerrará três horas após o fim das partidas.

Praticamente uma lenda urbana na capital baiana, o metrô era responsabilidade da prefeitura de Salvador desde o início dos anos 2000, mas foi entregue ao Governo do Estado em 2013, após uma infinidade de problemas. Segundo Jacques Wagner, o objetivo agora é inaugurar a Linha 2, que irá ao aeroporto, até 2017.

A Linha 1, no entanto, ainda está incompleta, já que o trecho entre as estações Juá e Pirajá só deve ser entregue no início do ano que vem.

Comentários

Na véspera da Copa, Dilma inaugura na BA o metrô que demorou 14 anos para ficar pronto

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.