Sem tanto glamour, irmão de Balotelli é atração na Copa do Mundo dos países que não existem

Francisco De Laurentiis, do ESPN.com.br
Claudio Villa/Getty Images
Balotelli Irmão Enoch Selfie Milan Sampdoria Campeonato Italiano 28/09/2013
Mario Balotelli (centro) e seu irmão mais novo, Enoch (esq), capricham nos selfies durante partida do Milan

O atacante Mario Balotelli, do Milan, é um dos jogadores mais badalados do mundo. Convocado pela seleção italiana, ele disputará neste ano sua primeira Copa do Mundo, após jogar Eurocopa e Copa das Confederações pela Azzurra. Muito longe do Brasil, no entanto, seu irmão mais novo tenta seguir os passos do fratello. Com um "pouco menos" de glamour...

LEIA MAIS
Itália divulga numeração de convocados para a Copa do Mundo
Brasileiro diz que pediu para Prandelli tirar seu nome da lista de convocados da Itália
Rossi se mostra perplexo com corte da seleção italiana e nega problemas físicos
Comercial mostra como futebol pode unir povos separados por muros no mundo
Torcedores mudam letra e colocam jogadores da Itália no hino nacional; veja

Enoch Barwuah Balotelli, aos 21 anos, é uma das atrações da ConIFA World Cup, a Copa do Mundo dos países que não existem. O Balotelli mais novo, que, assim como o irmão, é centroavante, é um dos destaques da Padânia, região separatista do norte da Itália.

Divulgação
Padânia
Distintivo da Associação de Futebol da Padânia, no norte da Itália

Nesta terça-feira, ele marcou seu terceiro gol no torneio, na vitória por 3 a 1 sobre a Ossétia do Sul, região separatista da Rússia. Antes, havia deixado sua marca duas vezes na goleada por 20 a 0 sobre Darfur, a problemática região do Sudão.

Como manda a tradição familiar, também deixou o campo com um cartão amarelo. Why always me?

Enoch vem tentando se tornar jogador profissional, mas a sorte ainda não deu as caras para o sempre sorridente Balotelli. Ele começou no Bogliasco, e atualmente está no Vallecamonica, equipe que disputa as divisões regionais da Itália.

Muito pouco, se for para compará-lo ao irmão mais velho.

Vale lembrar que, quando tinha 21 anos, Mario já havia passado pelo elenco principal da Inter de Milão e foi para o Manchester City, clube pelo qual foi campeão inglês, mas se envolveu em uma infinidade de polêmicas - chegou a atirar dardos no time de juniores e colocar fogo acidentalmente na própria casa.

Hoje, porém, ambos podem bater no peito e dizer que jogaram uma Copa do Mundo.

Cada um à sua maneira...

O que é a ConIFA World Cup?
A Copa do Mundo dos países que não existem reúne federações de futebol de regiões separatistas de nações de todo o mundo, além de equipes formadas por povos sem países, como os curdos. Nenhum dos times é filiado à Fifa ou à Uefa.

Em seu site oficial, a ConIFA (Confederação de Associações de Futebol Independentes) define-se como uma entidade que "constrói pontes entre pessoas, nações, minorias e regiões isoladas do mundo através da amizade, cultura e do amor pelo futebol".

Entre as outras equipes que estão disputando o torneio alternativo em 2014, estão Arameans Suryoye (representante do povo Arameu), Curdistão Iraquiano, Tamil Eelam (de Sri Lanka), Abkhazia (da Geórgia), Occitania (regiões da França, Espanha e Itália) e Sápmi (regiões da Rússia, Noruega, Suécia e Finlândia).

Times como a Catalunha e Rapa Nui (da Ilha de Páscoa, no Chile) também haviam demonstrado interesse em competir, mas desistiram.

A ConIFA World Cup começou em 31 de maio e vai até dia 8 de junho, quando será disputada a grande final. Todos os jogos estão acontecendo em Östersund, na Suécia.

A competição, aliás, já teve edições anteriores, organizada por outra entidade: a VIVA World Cup. A Padânia foi tricampeã do torneio (2008, 2009 e 2010), enquanto Sápmi e Curdistão faturaram o prestigioso troféu uma vez cada.

Felix Magno/Getty Images
Enoch Balotelli Treino Bogliasco Itália 29/11/2012
Enoch Balotelli durante treino no Bogliasco, seu primeiro time: irmão mais novo de Mario tenta seguir os passos
Comentários

Sem tanto glamour, irmão de Balotelli é atração na Copa do Mundo dos países que não existem

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.