
O Cruzeiro teve uma conquista importante em suas finanças no ano passado. O clube conseguiu superar as receitas de cotas de direitos de transmissão com a arrecadação de bilheteria, sócio-torcedor e premiações, feito inédito entre os grandes brasileiros. Enquanto a TV pagou cerca de R$ 60 milhões, o time conseguiu aproximadamente R$ 63 milhões com os outros itens.
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Segundo o torcedômetro, medidor de sócios do Movimento por um Futebol Melhor, da Ambev, a equipe mineira é a quarta no ranking, com mais de 58 mil registrados, perdendo apenas para Internacional, Grêmio e Flamengo, nesta ordem.
"O Cruzeiro é um exemplo de um clube que tem uma arrecadação de TV mediana e buscou ajuda dos torcedores para superar essa questão. Em vez de ficar chorando por mais cota, ele foi buscar essa ajuda. O clube conseguiu evoluir em seus receitas apenas desse jeito, fazendo crescer o programa de sócios-torcedores do time. É o único dos grades que conseguiu fazer isso", afirmou Amir Somoggi, especialista em marketing e gestão esportiva.
Com um aumento de 60% nas receitas, o Cruzeiro superou em R$ 70 milhões o faturamento de 2012. No ano de conquista do título Brasileiro, o clube arrecadou cerca de R$ 190 milhões, contra R$ 120 milhões em 2012.
Vale lembrar que no início do ano passado, o zagueiro Dedé foi apresentado dentro de um dos supermercados da cidade, parceiro do programa da Ambev. A diretoria atribuiu a contratação ao aumento do número de sócios, o que deu uma maior poder de investimentos à equipe.
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