Entenda como funciona a 'Cotação ESPN' para o Guia do Brasileiro e veja qual foi a colocação final

Igor Resende, do ESPN.com.br

O ESPN.com.br reuniu um time de 10 jornalistas da casa e realizou a ‘Cotação ESPN’ para determinar as chances de título das 20 equipes do Campeonato Brasileiro de 2014. Pedimos para que os jornalistas determinassem sua ordem de favoritismo entre os 20 times do torneio.

Foram atribuídos 20 pontos para cada voto de primeiro lugar, 19 para o segundo, e assim por diante, até o último colocado, que recebeu apenas um ponto por voto. A colocação final de cada equipe na ‘Cotação ESPN’ é resultado da soma de pontos baseados em todos os votos. Dessa forma, a pontuação máxima possível é de 200 pontos por time, e a mínima de 10.

Após a soma de todos os pontos, aconteceram dois empates na classificação final, entre Atlético-PR e Vitória e entre Criciúma e Sport. O critério para resolver a disputa foi o número de votos para a posição superior. Nos casos, Vitória e Sport ficaram a frente por terem tido votos para serem, respectivamente, oitavo 11º colocado. Atlético-PR e Criciúma só recberam votos para ficarem em colocações inferiores.

Gazeta Press
Bicampeão? Cruzeiro é o favorito ao título na Cotação ESPN
Bicampeão? Cruzeiro é o favorito na Cotação ESPN

Na lista final, o Cruzeiro apareceu como o favorito, com quatro votos para ser campeão e 191 dos pontos totais, um aproveitamento perto da perfeição. O Corinthians foi o segundo time mais votado para ser campeão (três votos), mas acabou em terceiro na tabela, superado pelo Internacional, que curiosamente não foi colocado como primeiro colocado por ninguém. Ainda receberam votos de campeão Grêmio (dois) e São Paulo (um).

Já na parte de baixo, os quatro rebaixados foram Sport, Criciúma, Figueirense e Chapecoense. Destaque negativo para a Chapê, que recebeu 5 votos como lanterna da competição. Situação ruim também vive o Botafogo, que ficou apenas uma posição a frente da zona de degola.

Participaram da eleição da Cotação ESPN os jornalistas André Rocha, Arnaldo Ribeiro, Eduardo Tironi, Gustavo Hofman, José Roberto Malia, Leonardo Bertozzi, Mauro Cezar Pereira, Paulo Cobos, Paulo Vinicius Coelho e Rafael Oliveira.



Comentários

Entenda como funciona a 'Cotação ESPN' para o Guia do Brasileiro e veja qual foi a colocação final

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.