Teste: Veja qual clube gringo se importa mais com o fã brasileiro

Francisco De Laurentiis, do ESPN.com.br
ESPN.com.br
ARTE RELOGIO EUROPA
Será que os times gringos estão de prontidão para ajudar um fã brasileiro? O ESPN.com.br fez o teste

Se você é fanático por futebol e planeja um dia conhecer a Europa, certamente tem o esporte em seu roteiro de férias. Afinal, ir a Barcelona e não conhecer o Camp Nou, só para citar um exemplo, é a mesma coisa que ir a Roma e não visitar o Vaticano.

Mas será que os grandes clubes europeus estão prontos para ajudar o fã brasileiro que quer tentar assistir a uma partida no estádio ou conhecer o museu do time? O ESPN.com.br fez o teste com as 20 equipes de ponta que possuem página em nosso site e constatou: a maioria sim.

LEIA MAIS
TESTE: Veja quanto seu time se importa com você
'Bilionária gata' economiza no Olympique e demite 1,3 mil no Brasil
Fora de campo, Real Madrid e Barcelona impressionam em 'batalha dos museus'

Usando os canais de comunicação disponibilizados pelas equipes em seus sites oficiais, a reportagem se apresentou como um turista brasileiro e enviou e-mails com três perguntas simples (todas feitas na língua oficial de cada país), que são dúvidas comuns no quesito turismo em futebol:

1) Como faço para comprar ingressos para a próxima partida do time em casa?
2) Qual a maneira mais fácil de chegar ao estádio usando transporte público?
3) Como faço para fazer um tour pelo estádio e conhecer o museu do time?

Dos 20 consultados, 13 enviaram respostas dentro do prazo de 72h, o mesmo dado aos clubes brasileiros no teste semelhante realizado pelo ESPN.com.br em 14 de março. O aproveitamento, inclusive, foi bem melhor que o dos times nacionais: na prova realizada com os integrantes da Série A do Brasileiro (mais o Vasco), só oito de 21 responderam aos e-mails enviados pela reportagem.

Espanhóis e ingleses dão show; italianos decepcionam
Quem mais impressionou no quesito atendimento foi o Atlético de Madri: o líder do Campeonato Espanhol demorou apenas 16 minutos para responder, de maneira satisfatória, às três perguntas. Seu grande rival, o Real Madrid, também deixou excelente imagem: só 27 minutos. Já o Barça respondeu no limite: 68 horas após o envio das perguntas.

No Brasil, o mais rápido foi o Corinthians: 30 minutos, fato que inclusive foi exaltado pelos alvinegros em seu site oficial. Santos, Grêmio e Inter foram outros que se esforçaram.

Os times ingleses demonstraram muita eficiência: dos cinco clubes inqueridos na Grã-Bretanha, quatro mandaram respostas dentro do prazo - o Manchester City foi o único que não se manifestou. Entre os britânicos, Manchester United e Liverpool se destacaram pela qualidade das respostas, enquanto o Chelsea ficou devendo, já que respondeu só à primeira questão.

'Tops da Semana': Golaço de Rooney, Super-Bayern, Messi artilheiro contra o Real e fracasso de Wenger

Já entre os italianos, decepção. Das cinco equipes consultadas, só duas deram satisfação: Juventus e Roma - Milan, Inter de Milão e Napoli faltaram com compromisso ao turista. Na Alemanha, o Bayern mandou uma resposta padronizada sobre a questão dos ingressos, deixando o fã na mão quanto às outras dúvidas, enquanto o Borussia Dortmund não se manifestou.

LEIA MAIS
PROGRAMAÇÃO: Clássico em Manchester, título do Bayern e Fórmula 1; veja agenda!

Em Portugal, o Porto deu um "banho" no rival Benfica, já que respondeu o e-mail de maneira completa e dentro do prazo. Os "encarnados", por sua vez, até mandaram resposta, mas apenas seis dias depois do envio das dúvidas. Caso a situação fosse verdadeira, o turista teria ficado sem as informações da partida do dia 23 de março que pretendia comparecer.

Por fim, o Paris Saint-Germain foi o único time ao qual não foi possível enviar as perguntas, já que o formulário no site oficial apresenta erro quando é feita uma tentativa de enviar uma mensagem. O clube também não disponibiliza um e-mail como forma de contato alternativa.

Veja qual foi o feedback dado pelos times via internet:

ARSENAL
Respondeu: Sim, dentro do prazo de 72h
Respondeu às três perguntas: Sim
Trecho da resposta: "Os tours pelo Emirates Stadium aconteceu todos os dias, com exceção dos dias de jogo. Eles começam às 10h15 e vão até aproximadamente 17h. O custo é de 18 libras para adultos e 9 libras para crianças"

ATLÉTICO DE MADRI
Respondeu: Sim, dentro do prazo de 72h
Respondeu às três perguntas: Sim
Trecho da resposta: "O transporte público mais próximo é a estação de metrô Pirámides, na linha 5. São cerca de 10 a 15 minutos de caminhada do metrô até o estádio. Na volta, o metrô estará aberto até 1h30"

BARCELONA
Respondeu: Sim, dentro do prazo de 72h
Respondeu às três perguntas: Sim
Trecho da resposta:
"Informamos que as entradas devem ser compradas apenas pelos sites www.fcbarcelna.cat ou www.ticketmaster.es. As estações de metrô mais próximas ao Camp Nou são Collblanch ou Palau Reial"

BAYERN DE MUNIQUE
Respondeu: Sim, dentro do prazo de 72h
Respondeu às três perguntas: Não
Trecho da resposta: "Será impossível conseguir ingressos para jogos da Bundesliga 2013/14, já que todos os jogos estão esgotados. Isso se aplica também aos ingressos especiais, para usuários de cadeiras de roda ou deficientes visuais"

BENFICA
Respondeu: Sim, mas após o prazo de 72h
Respondeu às três perguntas: Não
Trecho da resposta: "Relativamente à sua questão, lamentamos não ter sido possível responder à mesma em tempo útil. Para qualquer esclarecimento adicional, por favor não hesite em contatar-nos"

BORUSSIA DORTMUND
Respondeu: Não

CHELSEA
Respondeu: Sim, dentro do prazo de 72h
Respondeu às três perguntas: Não
Trecho da resposta: "A partida contra o Stoke City está com ingressos esgotados em todas as áreas do estádio. Recomendamos que na próxima temporada o sr. adquira um carnê de sócio, o que aumentará suas chances de conseguir ingressos para as partidas"

INTER DE MILÃO
Respondeu: Não

JUVENTUS
Respondeu: Sim, dentro do prazo de 72h
Respondeu às três perguntas: Não
Trecho da resposta: "Os ingressos são vendidos online apenas no site www.listicket.com. Quando à visita ao estádio e ao museu de Juventus, confira preços e horários no seguinte link www.juventus.com/juve/it/stadio-e-museo/stadio/informazioni/orari-visite/orari-viste"

LAZIO
Respondeu: Não

LIVERPOOL
Respondeu: Sim, dentro do prazo de 72h
Respondeu às três perguntas: Sim
Trecho da resposta: "Você pode agendar um tour online, através do link www.liverpoolfc.com/history/tour-and-museum/tour, ou pelo telefone. Se for ligar da Inglaterra, disque 0151 260 6677. Caso esteja ligando de outro país, o telefone é 0044 151 260 6677. Para a maneira mais fácil de chegar a Anfield utilizando transporte público, encontre as informações no link www.liverpoolfc.com/travel/getting-to-anfield"

TOTTENHAM
Respondeu: Sim, dentro do prazo de 72h
Respondeu às três perguntas: Sim
Trecho da resposta: "Infelizmente, os ingressos para a partida em questão já estão esgotados. No entanto, você pode comprar ingressos de torcedores que não irão ao estádio através do site www.stubhub.co.uk/spurs"

MANCHESTER CITY
Respondeu: Não

MANCHESTER UNITED
Respondeu: Sim, dentro do prazo de 72h
Respondeu às três perguntas: Sim
Trecho da resposta: "Os tours pelo estádio e pelo museu acontecem todos os dias, menos quando há jogos. Se quiser fazer reserva, é só ligar 0044 161 868 8000 ou através do formulário no site oficial"

MILAN
Respondeu: Não

NAPOLI
Respondeu: Não

PORTO
Respondeu: Sim, dentro do prazo de 72h
Respondeu às três perguntas: Sim
Trecho da resposta: "Você poderá adquirir bilhetes para o referido jogo nas bilheteiras do nosso Estádio no dia do jogo ou então antecipadamente através do nosso site (www.fcporto.pt), Linha Dragão (707 28 1893), Loja do Associado no Estádio do Dragão, FC Porto Stores no Arrábida Shopping, Norte Shopping, Bom Sucesso, Loja da Baixa ou Outlet em Vila do Conde"

PARIS SAINT-GERMAIN
Respondeu: Não
Motivo: O site apresentou mensagem de erro quando o formulário foi enviado

REAL MADRID
Respondeu: Sim, dentro do prazo de 72h
Respondeu às três perguntas: Sim
Trecho da resposta: "A forma mais cômoda de ir ao estádio através de transporte público é através da estação Santiago Bernabéu, na linha 10. Caso opte pelo trem, pode descer na parada Nuevos Ministerios, pois também é próxima"

ROMA
Respondeu: Sim, dentro do prazo de 72h
Respondeu às três perguntas: Não
Trecho da resposta: "A venda de bilhetes já foi iniciada. Os valores podem ser encontrados neste link: www.asroma.it/pdf/3_-_VENDITA_ONLINE_e_TUTTI_I_PV_(3).pdf, e as compras são através do site www.listicket.com/ticketing/home.html. Nota: crianças de menos de um metro de altura entram de graça. Caso deseje comprar por telefone, use o número +39 0689386000, das 9h30 até 18h30"

Linha de Passe: Veja os gols internacionais mais bonitos do final de semana
Comentários

Teste: Veja qual clube gringo se importa mais com o fã brasileiro

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.