Após 16 anos, Falcão anuncia aposentadoria da seleção de futsal e detona Confederação

ESPN.com.br
Luciano Bergamaschi/CBFS
Falcão
Falcão se despediu da seleção brasileira de futsal nesta quinta-feira

Bicampeão da Copa do Mundo de futsal, o ala Falcão anunciou nesta quinta-feira que está se despedindo da seleção brasileira da modalidade.

LEIA MAIS
Sem estrelas, seleção brasileira é convocada para a Copa das Nações
Brasil vence anfitriões e fica com o ouro no futsal nos Jogos Sul-Americanos
Estrela do futsal de Portugal fica no 'quase' em jogada à la Falcão; veja
Melhor do mundo três vezes, Vanessa apoia decisão de Falcão
Nas redes sociais, Neymar e Alex se solidarizam com Falcão

O craque, que já foi apontado pela Fifa quatro vezes como melhor do mundo (2004, 2006, 2011 e 2012), vestiu a camisa amarela por 16 anos, conquistando dezenas de títulos.

Através do Instagram, Falcão postou uma montagem de fotos com o uniforme brasileiro e deixou uma mensagem de agradecimento aos fãs e aos ex-colegas de equipes.

Getty
Falcão Beija Taça Copa do Mundo Futsal 2012 Malásia 18/11/2012
Falcão beija o troféu da Copa do Mundo de futsal de 2012

Na mesma mensagem, porém, o ala criticou a CBFS (Confederação Brasileira de Futsal), que, segundo ele, nunca agradeceu pelos serviços prestados e vem administrando o esporte de maneira "triste, pífia e deprimente".

Além disso, ele acusou a entidade de estar em débito com atletas das seleções masculina e feminina, além de promover boicote contra jogadores que reclamaram da situação.

Falcão é o maior artilheiro de todas as seleções brasileiras de futebol (incluindo campo, quadra e areia), tendo superado Neném, do beach soccer, em 2012.

Além das Copas de 2008 e 2012, ele ainda venceu sete Grand Prix, cinco Copas América e os Jogos Pan-Americanos de 2007, entre outras taças.

Seus momentos mais marcantes ocorreram no Mundial de 2012, quando o atleta sofreu uma paralisia facial durante o torneio na Malásia, mas ainda assim teve grandes atuações e marcou gols decisivos na campanha do título brasileiro.

Confira a mensagem postada pelo ala Falcão em seu Instagram:

Galera! Depois de 16 anos, ESTOU ME RETIRANDO DA SELEÇÃO DE FUTSAL! Saio de cabeça erguida, pois me entreguei de verdade ao meu esporte e ao meu país! Muitas vitórias, algumas derrotas , porém a coisa mais preciosa que se pode conquistar é O RESPEITO! E isso a CBFS nunca fez questão de ter nem comigo nem com nenhum dos meus companheiros de seleção! Jamais teve um "muito obrigado", ou qualquer tipo de agradecimento com ninguém! Somos descartáveis, inúteis em todos os momentos! Assim que eu e meus companheiros campeões do mundo nos sentimos! Porém, tudo sempre foi administrado de alguma maneira! Mas o momento e a administração atual é (sic) triste, pífia e deprimente! Chegando ao ponto de dar poder a um novo "Diretor de Futsal" que simplesmente "limpou" do treinador ao cozinheiro "campeões do mundo", chegando ao ponto de concentrar no CT em Fortaleza, sem TV e sem internet! UM ABSURDO! E o pior de tudo, DÉBITOS NO FUTSAL FEMININO E MASCULINO DESDE O ANO PASSADO! Afastamento explícito de atletas que brigam pelos direitos dos ATLETAS! Assim com tem sido feito comigo, @goleirotiago e a melhor do mundo @nessafutsal07, essa ameaçada de não receber nada por expor suas opiniões! NÃO ESTOU PEDINDO CONVOCAÇÃO, POIS FORAM 16 ANOS MUITO BEM APROVEITADOS, MAS SIM BRIGANDO PELO MELHOR PARA A GERAÇÃO QUE ESTÁ CHEGANDO, E QUE LUTEM PELOS SEUS DIREITOS COMO MINHA GERAÇÃO BRIGOU! @vinifutsal77 @ari4futsal @gabriel__dias @rafaelrato14 @goleirotiago @fernandinhofutsal @futsalneto... Tenho orgulho de vocês! Fizemos e vamos fazer muito pelo nosso esporte!

Comentários

Após 16 anos, Falcão anuncia aposentadoria da seleção de futsal e detona Confederação

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.