Em SP, acidentes fatais envolvendo ciclistas têm queda de 32% | Bike é Legal

Bike é Legal

HOME Bike é Legal

Em 2013, o número de acidentes fatais envolvendo bicicletas na cidade de São Paulo teve queda de 32,7% em relação ao ano anterior. Ao longo do ano passado, 35 ciclistas morreram nas ruas da capital paulista, contra 52 em 2012. Os números foram divulgados pela CET-SP (Companhia de Engenharia de Tráfego) nesta quinta-feira(20).

O número de ciclistas mortos na cidade de São Paulo é o menor desde que a CET-SP começou a divulgar o Relatório Anual, em 2005. Naquele ano, a marca de acidentes fatais envolvendo bikes foi quase três vezes maior que a de 2013, com 93 ciclistas perdendo a vida no trânsito.

O relatório da entidade que rege o trânsito da cidade também registrou queda no número de mortes em todos os outros modais analisados, fato que ocorre pela primeira vez em oito anos. No geral, a redução de acidentes fatais foi de 6,4%, passando de um total de 1231 em 2012 para 1152 em 2013. (veja no gráfico)

Divulgação / CET-SP
Relatório registra queda de 6% nos acidentes fatais, englobando todas as categorias
Relatório registra queda de 6% nos acidentes fatais, englobando todas as categorias

Para chegar a estes números, a CET-SP cruza dados oficiais do Instituto Médico Legal (IML) com os boletins de ocorrência de acidentes de trânsito disponibilizados pelas polícias civil e militar.

Mais bikes, menos mortes

A queda de quase um terço dos acidentes fatais envolvendo bicicletas no trânsito de São Paulo é acompanhada por um aumento do uso das magrelas na cidade. De acordo com a Pesquisa de Mobilidade realizada pelo Metrô, o número de viagens de bicicleta teve um acréscimo de 7% entre os anos de 2007 e 2012.

No documento divulgado nesta quinta-feira (20), a CET-SP aponta o aumento da fiscalização eletrônica de velocidades, as blitz da Lei Seca e campanhas de conscientização de motoristas e pedestres como os principais fatores responsáveis pela queda geral dos acidentes fatais na cidade.

Confira os dados completos do Relatório Anual de Acidentes Fatais ocorridos na cidade em 2013 no site da CET-SP.

Comentários

Em SP, acidentes fatais envolvendo ciclistas têm queda de 32% | Bike é Legal

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.