Centro do Rio de Janeiro ganha sinalização de ciclorrotas | Bike é Legal

Aline Cavalcante, do Vá de Bike

HOME Bike é Legal

Quem passar pelo centro histórico da cidade do Rio de Janeiro perceberá algumas mudanças em seu viário. É que o mapeamento das Ciclo Rotas Centro, feito em parceria entre ITDP, Transporte Ativo e Studio-X Rio, começou a sair do papel.

Transporte Ativo
Mapeamento já começou a sair do papel
Mapeamento já começou a sair do papel

O projeto teve início em 2012, com a participação de ciclistas, urbanistas, arquitetos e interessados em geral, usuários ou não da bicicleta. Foi utilizada uma metodologia participativa que estimulou a contribuição de todos e resultou no mapa colaborativo de ciclorrotas para o centro da cidade.

Baixe o mapa na versão pdf

Segundo a ONG Transporte Ativo, o objetivo foi identificar demandas e oportunidades para implementar uma infraestrutura de bicicletas que proporcionasse a circulação interna no bairro, assim como a conexão com o entorno. "Para além do cicloativismo, a proposição de um plano estruturado é uma maneira eficiente de municiar os técnicos da administração municipal para que eles possam ter subsídios para aumentar a malha cicloviária. Uma estratégia que independe dos humores políticos e que se constrói para além do calendário eleitoral", diz o site da instituição.

São 33 kms de vias sinalizadas para o usuário da bicicleta que farão parte do sistema cicloviário do centro, dos quais os primeiros 10% (3kms em 3 rotas) começaram a ser pintados recentemente. São eles:
- 1,3km - Largo carioca/ Buraco do Lume, via Graça Aranha
- 0,50km - Cinelândia, via Av Beira-Mar
- 1,20km - Praça XV, via Santa Luzia
Ainda segundo a Transporte Ativo, não há prazos para a entrega de toda a malha cicloviária do centro e a verba utilizada na obra é de compensação ambiental do Porto Maravilha.

 

Comentários

Centro do Rio de Janeiro ganha sinalização de ciclorrotas | Bike é Legal

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.