Copacabana se consolida como o bairro carioca das bicicletas

Aline Cavalcante, do Vá de Bike

HOME Bike é Legal

Desde 13 de janeiro, o bairro de Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro, passa por reformas em suas ruas para receber mais de 13 quilômetros de vias dedicadas às bicicletas.

O projeto contempla 37 ruas que receberão sinalização horizontal e vertical indicando a presença de ciclistas - entre ciclovias, ciclofaixas compartilhadas e bike boxes nos cruzamentos. A exceção fica por conta apenas das vias onde passam os ônibus do sistema BRS (Bus Rapid System): Nossa Senhora de Copacabana, Barata Ribeiro e Princesa Isabel.

Renata Falzoni
Copacabana, o bairro das bicicletas
Copacabana, o bairro das bicicletas

Segundo a ONG Transporte Ativo (TA), Copacabana é o bairro da Zona Sul onde mais se utiliza bicicleta, com cerca de 60 mil viagens feitas todos os dias a trabalho ou lazer. Dessas, 12 mil são para entregas com bicicletas de carga. Um número impressionante, que chamou atenção internacionalmente quando o diretor da TA, Zé Lobo, recebeu o prêmio "Cycling Visionaries Awards" durante o VeloCity 2013, pela iniciativa de realizar a contagem das bicicletas de carga de Copacabana.

Todas as vias que receberão a sinalização fazem parte das áreas conhecidas como "Zonas 30", onde a velocidade máxima permitida para os automóveis é de 30km/h. Esta é uma das medidas de traffic calming que ajuda a garantir mais segurança e fluidez para pedestres e ciclistas na cidade. Segundo a TA, "as zonas de 30Km/h são uma solução simples, barata e relativamente fáceis de serem implantadas".

Renata Falzoni
Copacabana, o bairro das bicicletas
Copacabana, o bairro das bicicletas

Desde 2009 Copacabana já havia recebido as 3 primeiras vias com velocidade reduzida e sinalização voltada à proteção dos ciclistas. O projeto piloto, apresentado pela Transporte Ativo, serviu de inspiração para outros bairros da capital. A ideia é que o modelo completo de Planejamento Cicloviário - que começou a ser implantado agora em Copacabana - se espalhe por outros bairros do Rio de Janeiro e, quem sabe, seja exemplo também para outras cidades do Brasil.

Saiba mais neste artigo da Transporte Ativo: "Copacabana, o bairro para pessoas"

Comentários

Copacabana se consolida como o bairro carioca das bicicletas

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.