Morre Eusébio, lenda do futebol, aos 71 anos

ESPN.com.br
Getty
Eusébio torce para Benfica rechear ainda mais o museu de troféus
Eusébio morre aos 71 anos

Considerado um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos, o português Eusébio morreu em Lisboa por volta das 4h30 (2h30 no horário de Brasília ) deste domingo, aos 71 anos, vítima de parada cardiorrespiratória.  

LEIA MAIS
Em 'vingança' contra Pelé, Eusébio foi carrasco do Brasil na Copa de 1966
'Rei', 'imortal', 'herói'... Europa reverencia a lenda Eusébio

O corpo do ex-atleta será velado no Estadio da Luz, do Benfica, palco em que ele brilhou por tantos anos. O governo português, que classificou o ídolo como "gênio do futebol, um atleta de excelência e um homem generoso e solidário", decretou luto oficial de três dias.

Eusébio da Silva Ferreira, nascido em Moçambique, na África, foi protagonista da primeira grande campanha internacional da seleção portuguesa, em 1966, na Inglaterra, quando o país alcançou as semifinais daquela Copa do Mundo.

O "Pantera Negra", seu apelido, vestiu a camisa do Benfica por 15 anos e teve como principal conquista a Copa dos Campeões de 1962. Venceu 11 campeonatos e cinco copas nacionais, além de ser o maior goleador da história do clube, com 638 tentos em 614 partidas oficiais.

A saúde de Eusébio, que completaria 72 anos no próximo dia 25, estava debilitada desde 2012, quando sofreu um AVC (acidente vascular cerebral) na Polônia, durante a disputa da Eurocopa.

Grandes nomes do futebol português lamentaram a perda do ídolo. Cristiano Ronaldo, em sua conta do twitter, postou uma foto ao lado de Eusébio e os dizeres "Sempre eterno Eusébio, descanse em paz". Luís Figo, também pela rede social, juntou-se ao coro: "Grande perda para todos nós".

O técnico José Mourinho, em declaração à RTP, exaltou Eusébio: "Acho que ele é imortal. Todos sabemos o que ele significa para o futebol, especialmente o português. Ele foi não apenas uma grande inspiração, mas também uma figura importante na defesa dos valores, princípios e sentimentos do futebol, mesmo após encerrar a carreira".

Adeus, Pantera Negra: Maior jogador da história de Portugal, Eusébio morre aos 71 anos
Comentários

Morre Eusébio, lenda do futebol, aos 71 anos

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.