Após rebaixar Portuguesa, STJD aplica punição idêntica ao Flamengo, que perde 4 pontos

Felipe Lyra, Gabriela Moreira e Tiago Leme, do Rio (RJ), para o ESPN.com.br
Flamengo sofre punição igual a da Portuguesa e perde 4 pontos no Brasileirão de 2013
Logo após punir a Portuguesa pela escalação irregular de Heverton e assim rebaixar o time paulista e salvar o Fluminense da queda, o STJD manteve sua linha e aplicou a mesma pena ao Flamengo. Dessa forma, o clube rubro-negro perdeu quatro pontos e foi multado em R$ 1 mil reais por André Santos ter jogado quando não poderia. Cabe recurso, e o Rubro-Negro já avisou que vai recorrer.

LEIA MAIS
STJD decide: Portuguesa vai jogar a Série B em 2014; cabe recurso
STJD nega reconsideração, e Vasco é confirmado na Série B em 2014
Inconformada, Lusa não se surpreende, mas promete recorrer e não descarta ir à Fifa

Porém, enquanto a Lusa foi rebaixada por causa do tapetão, o Flamengo ‘apenas' caiu da 11ª para a 16ª colocação da tabela, a primeira fora da zona da degola, e ficou com 45 pontos na classificação final. O clube carioca foi saldo graças à punição da Portuguesa.

Assim como no caso anterior, a punição ao time rubro-negro foi definida de forma unânime, com os cinco auditores concordando com a perda dos quatro pontos além da multa. O Flamengo vai entrar com um recurso e apelar da decisão.

A polêmica com André Santos surgiu quando Jayme de Almeida acabou usando o atleta na última rodada da competição nacional, no empate em 1 a 1 com o Cruzeiro, no Maracanã. Ele havia sido expulso na final da Copa do Brasil diante do Atlético-PR, e o Flamengo entendeu que o André deveria cumprir a suspensão no jogo subsequente, que era contra o Vitória, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Assim, o lateral atuou normalmente na última rodada da Série A, o que caracterizou uma irregularidade, segundo o STJD. Segundo o tribunal, o clube deveria ter esperado o julgamento para saber quando André Santos deveria cumprir a suspensão automática.

Após a sessão, o advogado do Flamengo, Michel Assef, criticou a punição imposta. "O que nos interessa é a perda injusta do quatro pontos. O tribunal não sabe qual critério usar. Não se pode dizer que o Flamengo infringiu as regras disciplinares, a regra tem que ser muito objetiva para fazer com que um clube perca quatro pontos num campeonato", reclamou.

O Flamengo poderia até ser rebaixado no Brasileiro se o Vasco conseguissse impugnar o jogo contra o Atlético-PR, porcausa da briga enttre torcedores na Arena Joinville. No entanto, o pedido do clube cruz-maltino foi negado nesta segudna pelo presidente do STJD, Flavio Zveiter, e a vitória do time paranaense por 5 a 1 foi mantida.

Comentários

Após rebaixar Portuguesa, STJD aplica punição idêntica ao Flamengo, que perde 4 pontos

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.