Procuradoria do STJD denuncia Portuguesa e Flamengo oficialmente; julgamentos serão na segunda-feira

ESPN.com.br

A Portuguesa foi denunciada formalmente nesta quarta-feira pela Procuradoria Geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, por conta da escalação irregular do meia Héverton na partida contra o Grêmio, realizada no domingo, pela última rodada do Campeonato Brasileiro. O atleta da Lusa pegou dois jogos de suspensão, mas cumpriu apenas uma partida de gancho. Sendo assim, a Portuguesa pode ser punida com a perda de quatro pontos, sendo rebaixada para a Série B. Nesse caso, o Fluminense estaria salvo da degola.

LEIA MAIS:
Se 'tapetão' for 100%, Flamengo será rebaixado junto com a Portuguesa
Em nota oficial, Flamengo se diz tranquilo com 'caso André Santos' e 'alfineta' Flu e Vasco
Advogado nega ter passado informação errada à Portuguesa: 'Me pegaram de bode expiatório'

Também nesta quarta-feira, o STJD anunciou que denunciou o Flamengo, em decorrência da presença em campo do lateral André Santos no jogo de sábado passado, diante do Cruzeiro. As denúncias são assinadas pelo procurador Milton Jordão.

O julgamento do processo envolvendo a Portuguesa está marcado para a próxima segunda-feira, a partir das 17 horas. No mesmo horário, o tribunal julgará, em primeira instância, a denúncia que envolve o clube carioca.

Entenda

Expulso na segunda partida da final da Copa do Brasil, no dia 27 de novembro, contra o Atlético-PR, o lateral esquerdo André Santos foi punido na quinta-feira, dia 5 de dezembro, com uma partida de suspensão. Mesmo assim, o jogador atuou no empate em 1 a 1 com o Cruzeiro, no dia 7, pela última rodada do Campeonato Brasileiro. O camisa 27 não havia entrado em campo contra o Vitória, no dia 1º, mas, por se tratarem de competições diferentes, a punição só passaria a valer após o julgamento do dia 5.

Expulso por ofender o árbitro Ricardo Marques na derrota por 1 a 0 para o Bahia, no dia 24 de novembro, o meia Héverton cumpriu suspensão automática na vitória por 2 a 0 sobre a Ponte Preta, no dia 1º de dezembro. Mas o jogador recebeu uma partida a mais de punição na sexta-feira, dia 6, e atuou normalmente no empate em 0 a 0 com o Grêmio, pela última rodada, no dia 8.

A pena por escalação irregular é a perda de três pontos mais os pontos conquistados na partida em questão, totalizando quatro tanto no caso da Portuguesa, como no caso do Flamengo. Se punidos, os dois clubes terminarão o Brasileiro com 45 pontos, e a Lusa entrará na zona de rebaixamento no lugar do Fluminense, que tem 46.

Paralelamente, o Vasco ainda pleiteia a conquista dos pontos da goleada por 5 a 1 para o Atlético-PR, alegando que o clube paranaense foi o culpado pela falha de segurança que resultou em um atraso de 73 minutos na partida do último domingo, em Joinville. O máximo de paralisação permitido pelo regulamento são 60 minutos. Em caso de sucesso, o Cruzmaltino chegará a 47 pontos, e rebaixará, também, o Flamengo.

Confira as denúncias do STJD

 

Reprodução
Denúncia da Procuradoria Geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva contra a Portuguesa
Denúncia da Procuradoria Geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva contra a Portuguesa
Reprodução
Denúncia da Procuradoria Geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva contra o Flamengo
Denúncia da Procuradoria Geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva contra o Flamengo
Comentários

Procuradoria do STJD denuncia Portuguesa e Flamengo oficialmente; julgamentos serão na segunda-feira

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.