Em 2008, Vasco foi rebaixado pela 1ª vez no Brasileiro com ídolo Edmundo em campo

ESPN.com.br
Divulgação
Edmundo com a camisa do Vasco em 2008, ano do primeiro rebaixamento vascaíno
Edmundo com a camisa do Vasco em 2008, ano do primeiro rebaixamento vascaíno
O rebaixamento vascaíno em 2013 não foi o primeiro. Pela segunda vez em cinco anos, o clube caiu para a Série B. Na primeira vez, em 2008, o time acabou rebaixado também na gestão de Roberto Dinamite. Mas o ano começou de forma conturbada para o Vasco. Desde a falta de uma pré-temporada devido à disputa do Torneio de Dubai até a luta política. Em julho, Roberto Dinamite assumiu a presidência vascaína e Eurico Miranda deixou o cargo após grande batalha judicial sobre fraude na eleição realizada em 2006. O Vasco, na verdade, lutava contra si.

Com o retorno do ídolo Edmundo e após vencer uma batalha judicial que obrigou Leandro Amaral a abandonar o rival Fluminense, o time viveu uma temporada de altos e baixos. Mais baixos, na verdade. Com a troca de técnico constante, Alfredo Sampaio, até mesmo Romário, Antônio Lopes e Tita assumiram o time.

Diante da situação delicada na tabela, Renato Gaúcho assumiu o comando a poucas rodadas do fim. No último jogo, o Vasco entrou em campo no dia 7 de dezembro de 2008 pressionado e sem depender de si. Em 18o lugar, com 40 pontos, o time recebeu o Vitória em São Januário e deveria torcer contra Figueirense, Atlético-PR e Náutico. Nada deu certo.

Os dois primeiros venceram e o terceiro empatou. Já o Vasco acabou derrotado pelo Vitória, por 2 a 0. Em 18o lugar, o clube acabou rebaixado pela primeira vez em sua história. Desesperado, um torcedor ameaçou se jogar da marquise de São Januário. Triste fim em uma temporada para esquecer. E que o clube e sua torcida esperava nunca mais ver se repetir.

O JOGO DA QUEDA:

VASCO 0X2 VITÓRIA

Estádio: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)

Data: 7/12/2008

VASCO: Rafael, Wagner Diniz, Jorge Luiz, Odvan e Johnny (Leandro Bomfim); Jonílson, Mateus (Faiolli), Madson e Alex Teixeira; Leandro Amaral e Edmundo. Técnico: Renato Gaúcho.

VITÓRIA: Gléguer, Wallace, Leonardo Silva, Marcelo Batatais e Marcelo Cordeiro; Vanderson, Renan, Willians (Ricardinho) e Jackson (Kleiton Domingues); Leandro Domingues e Marquinhos (Adriano). Técnico: Vágner Mancini.

GOLS: Leandro Domingues e Adriano (VIT).

Comentários

Em 2008, Vasco foi rebaixado pela 1ª vez no Brasileiro com ídolo Edmundo em campo

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.