Marquez fica em 3º e se torna campeão mais jovem da história da MotoGP

ESPN.com.br com Agência Gazeta Press
Getty Images
O espanhol Marc Marquez (centro) se tornou o campeão mais jovem da história da MotoGP
O espanhol Marc Marquez (centro) se tornou o campeão mais jovem da história da MotoGP
O espanhol Marc Marquez fez história já em sua primeira temporada na MotoGP. Com apenas 20 anos de idade, ele garantiu o título do Mundial da categoria ao completar a etapa de Valência na terceira colocação, na manhã deste domingo, e se sagrou o campeão mais jovem de todos os tempos.

A prova na Espanha foi vencida por Jorge Lorenzo, campeão da temporada passada da MotoGP, que ainda sonhava com o campeonato. Mesmo cruzando em primeiro, ele precisava que Marquez ficasse fora dos quatro primeiros colocados para tirar o título do jovem piloto da Honda. A segunda posição foi de Dani Pedrosa. Valentino Rossi ficou em quarto, seguido por Álvaro Bautista e Stefan Bradl.

Marquez chegou à MotoGP em 2013 credenciado por um vice-campeonato e um título na Moto2, mas mesmo assim surpreendeu em sua temporada de estreia na categoria de elite da motovelocidade mundial. Dentro da equipe Honda, superou com folga o experiente Dani Pedrosa, que tem no currículo dois vice-campeonatos.

Getty Images
Marquez comemora o título com a torcida, em Valencia
Marquez comemora o título com a torcida, em Valencia
Das 18 provas do Mundial, Marquez venceu seis e foi ao pódio em outras dez. Ele só não esteve entre os três primeiros colocados nas etapas da Itália, em que abandonou, e da Austrália, em que foi desclassificado.

Precisando de um bom resultado, Jorge Lorenzo começou muito bem a prova em Valência e saltou para a posição já na largada, perseguido por Dani Pedrosa, que passou para segundo colocado, deixando Marc Marquez em terceiro, posto que já lhe garantiria o título do Mundial de pilotos.

Lorenzo e Pedorsa passaram as nove primeiras voltas brigando pela liderança da prova, enquanto Marquez os acompanhava de perto. Na décima, o jovem piloto da Honda aproveitou toque dos dois ponteiros em briga pela ponta e acabou pulando para a primeira colocação.

Jorge Lorenzo não deixou de atacar e logo retomou a ponta da corrida. O fato pareceu não chatear Marquez, que garantiria o título com a quarta colocação em Valência. Ele permaneceu sem atacar seu rival para evitar possíveis erros e ofereceu pouca resistência quando Dani Pedrosa chegou para tomar a segunda posição. O jovem de 20 anos apenas levou sua moto com segurança até receber a bandeira quadriculada e conquistar o Mundial.

Viñales é campeão na Moto3 - Na primeira categoria de acesso do campeonato, a Moto 3, a decisão do título também ocorreu em Valência e de forma ainda mais emocionante do que na MotoGP. O também espanhol Maverick Viñales, piloto de 18 anos de idade, venceu a prova com direito a uma ultrapassagem na última curva e garantiu o Mundial.
O piloto da KTM chegou a Valência na terceira colocação da temporada e, além da vitória, contou com a queda de Luis Salom, 14º da corrida, para ficar com o título.
Comentários

Marquez fica em 3º e se torna campeão mais jovem da história da MotoGP

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.