Vídeo da Prefeitura de Vitória-ES causa polêmica com ciclistas urbanos | Bike é Legal

Willian Cruz, do Vá de Bike

HOME Bike é Legal

Um vídeo divulgado essa semana pela Prefeitura de Vitória, no Espírito Santo, incomodou os ciclistas urbanos da cidade por defender práticas que podem colocá-los em risco.

Reprodução
Vídeo mostra ciclista ultrapassando carros parados sem olhar nem sinalizar, além de recomendar a circulação junto ao meio-fio.
Vídeo mostra ciclista ultrapassando carros parados sem olhar nem sinalizar, além de recomendar a circulação junto ao meio-fio.

Com animação e narração classificadas como "infantilizadas" por cicloativistas, o vídeo mostra o ciclista saindo de trás de um carro parado sem olhar nem sinalizar, passando perto demais das portas dos veículos parados e recomenda que a bicicleta trafegue colada ao meio-fio, todas situações conhecidamente de risco para quem pedala nas cidades.

A repercussão do vídeo foi a pior possível. Na página do Facebook onde foi veiculado, muitas pessoas protestaram principalmente contra a indicação de circular colado ao meio-fio, mas também pelo fato da peça não indicar o melhor comportamento para o motorista, peça chave para evitar atropelamentos envolvendo ciclistas.

Troca de farpas
A Prefeitura publicou uma nota de esclarecimento em sua página do Facebook, afirmando que "segue rigorosamente as determinações do Código Brasileiro de Trânsito".

Uma das poucas pessoas a elogiar a iniciativa foi Sandro Oliveira, presidente da Federação Espírito Santense de Ciclismo (FESC). Sua postura foi duramente criticada pelo movimento Ciclistas Urbanos Capixabas (CUC), que chegou a divulgar nota em sua página declarando que Oliveira "não tem autonomia nem independência para se posicionar com opiniões críticas sobre a campanha", em razão de seu cargo como Subsecretário de Manutenção e Serviços na Prefeitura de Vitória.

O CUC afirma ainda que se reuniu exaustivamente com a prefeitura para ajudar na elaboração de uma campanha. "Entretanto, a prefeitura ignorou nossas orientações e a campanha ficou um lixo", declarou o grupo.

Vale lembrar que a campanha de respeito a ciclistas de São Paulo, além de reforçar os cuidados que os motoristas devem ter com quem pedala pelas ruas, pede que a bicicleta circule no meio da faixa, por ser esse o procedimento mais seguro. Entenda aqui porque o ciclista deve ocupar a faixa de rolamento.

Comentários

Vídeo da Prefeitura de Vitória-ES causa polêmica com ciclistas urbanos | Bike é Legal

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.