Esbanjando luxo, Arena Corinthians chega à reta final das construções; veja em FOTOS e VÍDEO

Igor Resende e Danilo Bodra, de São Paulo (SP), para o ESPN.com.br
Arena Corinthians chega a 86% de obras concluídas; Veja como está o palco da abertura da Copa
Se a ideia era impressionar, deu certo. Basta olhar a repercussão da visita oficial da Fifa no meio do mês de agosto, com elogios para todos os lados. A Arena Corinthians chegou a 86% de obras concluídas e já consegue deixar qualquer visitante deslumbrado com os detalhes. São peças de mármore, granito, porcelanato, sistema automático em todos os banheiros, um grande telão, gramado já em bom estado, grandes vestiários... O ESPN.com.br visitou o local na última terça-feira e mostra em detalhes como está o andamento da construção.

O estádio, orçado oficialmente em R$ 820 milhões, é dividido em quatro prédios: norte, sul, leste e oeste. As fachadas norte e sul, atrás de onde ficarão as traves, são as mais simples. Nelas estão construídas arquibancadas de um só andar. Serão os lugares destinados às organizadas e também à torcida adversária.

Serão justamente nas fachadas norte e sul que ficarão as arquibancadas móveis, montadas especificamente para aumentar a capacidade (de 48 para 68 mil pessoas) e atender às exigências da Fifa para a realização da abertura da Copa do Mundo no local. Os setores móveis, porém, não estão no projeto da construtora Odebrecht: as obras serão tocadas por outra empresa e instaladas quando a arena estiver prestes a ser finalizada.

O lado leste, que terá ingressos de valores médios e dois andares de arquibancadas, é o mais avançado de todos até o momento e deve ser concluído já no mês de setembro. "Está em fase final: forro, acabamento, revestimento, as instalações de iluminação... Os holofotes da cobertura também já foram colocados", detalhou o engenheiro Frederico Barbosa, responsável pela obra.

Lá já se pode ver como ficarão os estilosos banheiros que existirão por todo o estádio, construídos com mármore, granito e porcelanato. As pias e os vasos sanitários têm um sistema de acionamento automático. No hall "são materiais normais de construção civil. Foi opção do Corinthians a aplicação. Isso fica ideal para a manutenção. Você tem a limpeza com mais rapidez e eficiência", explicou Frederico.

O outro lado, o oeste, é o que terá os ingressos mais caros e as maiores regalias do estádio. Ali ficam os camarotes, que terão diferentes tamanhos. Cada um deles com um banheiro e dois andares. No setor ainda exisitirão escadas rolantes e dois andares de estacionamento, que, juntos, têm mais de 1.000 vagas para carros.

Embaixo da arquibancada oeste também estão os vestiários. São seis ao todo, sendo dois maiores, com lavatório, chuveiros e banheiras de hidromassagem e crioterapia [banheira de gelo]. A grande novidade é a enorme área destinada para o aquecimento do Corinthians. A área é suficiente para uma quadra de futsal e tem um espaço especial reservado para que torcedores assistam à atividade.

Serão cerca de 90 torcedores que poderão ficar na área, e o acesso ao local será condicionado ao ingresso da partida. A ideia é que quanto mais vip e mais caro for o ingresso, mais acesso ele dará. Na área de aquecimento haverá um vidro antirruído.

Ao todo, são 11 andares, sendo 3 subsolos. O último é reservado para abrigar todos os serviços do estádio. Lá fica a cozinha industrial do estádio e por lá é que os alimentos se locomoverão até os restaurantes. O espaço também pode ser utilizado para que os policiais, por exemplo, possam se mexer e chegar mais rápido a uma área onde haja uma confusão nas arquibancadas.

O gramado também impressiona - e impressionou até o secretário geral da Fifa Jerôme Valcke. A grama, de origem americana, foi plantada no dia 25 de junho, diretamente na Arena Corinthians. "A grama é totalmente corintiana", brinca o engenheiro. "Ela tem uma característica para o clima mais frio e estará completamente aclimatada em julho, na época da Copa. Mas nos momentos mais aquecidos também há um sistema de resfriamento para manter o padrão", completa.

Por dentro, a tecnologia também é um pouco diferente. Cerca de 7% do gramado será formado por uma grama artificial, uma estratégia para fazer com que a grama solte menos no decorrer dos jogos.

A previsão da entrega do estádio é para dezembro. Agora falta pouco para que as arquibancadas do tão sonhado estádio corintiano sejam tomadas.

VEJA OS NÚMEROS DA ARENA CORINTHIANS
Área do terreno 198.000 m²
Área construída 189.000 m²
Capacidade  48 mil pessoas
Capacidade para a Copa 68 mil pessoas
Camarotes 89
Sanitários502
Lojas 59
Restaurantes / Sport bares 4
Cozinha Industrial 1
Estacionamento coberto 990 vagas
Estacionamento descoberto 1.943 vagas
Elevadores 15
Escadas rolante 10
Tela de LED 170m x 22m
Cobertura metálica 31.500 m²
Pilares 900 unidades
Vigas 2.500 unidades
Lajes 9.700 unidades
Degraus  4.000 unidades
Fachada 8.900 m²
Comentários

Esbanjando luxo, Arena Corinthians chega à reta final das construções; veja em FOTOS e VÍDEO

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.